Notícias | 17 de janeiro de 2023 | Fonte: Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros

O ano de 2022 foi marcado por importantes adversidades locais e internacionais, com instabilidade na economia, impactando alta da inflação, alta taxa de desemprego, o cenário de guerra entre a Rússia e a Ucrânia e outros. Esses fatores afetam fortemente o mercado brasileiro de uma forma geral, em todos os segmentos, seja automotivo, seja imobiliário, seja saúde, seja financeiro etc. Para as seguradoras, não é diferente, também sentimos os desafios. Na minha visão, o ano de 2022 foi um ano de reorganização e de reconstrução do mercado segurador, após o cenário de pandemia. Afinal, temos de nos adaptar como qualquer outro ramo e seguir diferente em 2023.

Seguiremos em evolução. Acredito que teremos um cenário macroeconômico de mais estabilidade, melhora da inflação e das taxas de juros. Será um ano com grandes oportunidades impulsionando ainda mais o setor de seguros. E como fica o nosso futuro? Do lado da HDI, estamos apostando muito na diversificação de portfólio. Um exemplo disso é a aquisição das linhas de negócios de varejo da Sompo e a criação de novos produtos, além de um olhar especial para o setor de agrocultivo e o de máquinas e implementos. Uma peça-chave importante para que tudo se concretize é a parceria com os corretores de seguros. Até hoje, os corretores desenvolveram um papel propulsor para a expansão do seguro e da fusão da cultura do seguro no Brasil. No entanto, com a transformação digital cada dia mais presente no setor, além de um consumidor com muito mais acesso à informação e, consequentemente, maior nível de exigência, todo o nosso trabalho toma uma nova dimensão.

Acredito, portanto, que devemos, seguradoras e corretores, caminhar juntos, identificando novas oportunidades de negócios, atender um novo público também mais jovem, que têm necessidades distintas daquelas do passado, como proteção para o celular, para as transações na Internet, bolsa protegida, entre outras.

Por um lado, estamos pensando em soluções para alavancar e diversificar o portfólio do corretor. Por outro lado, é imprescindível o profissional acompanhar todas essas mudanças de fazer negócio e de atender o cliente. O seu papel se torna ainda mais consultivo e mais próximo ao cliente, ou seja, é vital estabelecer uma conexão com o perfil do cliente, conhecer as suas necessidades e as suas dores, para que a proposta de seguro seja mais eficiente e assertiva.

Hoje, é possível propiciar muitas facilidades para o trabalho do corretor. Pelo smartphone, por exemplo, o profissional consegue acessar informações importantes sobre sua carteira de clientes, acionar a seguradora para atendimento personalizado e suporte, dar retorno a uma solicitação do consumidor, enviar uma proposta de apólice, enfim, há uma infinidade de benefícios.

Certamente, as seguradoras que vêm continuamente inovando e acompanhando as mudanças mercadológicas, independentemente dos aspectos econômicos locais e mundiais, seguirão ofertando os melhores produtos e serviços aos seus clientes, com a presença e a participação dos corretores de seguros.

Nós, na HDI, estamos trabalhando à frente de novos projetos, incluindo o ramo rural, por exemplo. Eu acredito que sempre há oportunidades. É importante nos mantermos conectados, seguradoras e corretores, acompanharmos as movimentações de mercado e atuarmos de maneira estratégica para contribuir com a geração de novos negócios.

* Eduardo Dal Ri, CEO da HDI Seguros

Com mais de 25 anos de experiência, o executivo é graduado em Ciências Atuariais, pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), possui especialização em Finanças Corporativas, pela FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas), e MBA em Marketing de Serviços e Economia Empresarial pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e USP (Universidade de São Paulo).