Revista Cobertura – Por 68 visualizações 04/10/2022 as 17:03

Josusmar Sousa é corretor de seguros, CEO da Mister Líber Corretora de Seguros, e presidente Brasil da MDRT (Million Dollar Round Table)

“Quando refletimos sobre a brevidade e a incerteza da vida, quão desprezíveis parecem todos os nossos anseios de felicidade”, já apontava o filósofo David Hume no século XVIII. Há 38 anos eu levo a mensagem de que a vida é muito curta, que nossa única certeza é sobre a morte, e que ela é um evento que pode ser inesperado. Se sua vida fosse um livro, o que você escreveria na última página?

Em 1984, aos 22 anos de idade, iniciei minha carreira no setor de seguros. Já estava casado com minha amada Simone. Ingressei em uma seguradora como agente de seguro de vida e aprendi a fazer o bem ao próximo. Aprendi que vender seguro de vida é proteger legados, é proteger a família e os inocentes. Que seguro de vida é a maior prova de amor e cuidado que um pai deixa à sua família, cumprimento de sua promessa de amar e proteger. Aprendi então a ter foco em um único produto, que era o seguro de vida.

Dez anos depois fundei a Mister Líber Corretora de Seguros, aceitando o desafio de gerir um departamento de vida pequeno dentro de uma seguradora de automóvel, que fiz crescer e pude ter a oportunidade de ensinar os corretores a vender seguro de vida.

Com o conhecimento adquirido através do tempo e nas trocas com as equipes aprendi as estratégias de como solucionar problemas e vender mais seguros de vida. Tornei-me especialista em seguros de Vida Individual. Especialista em desenvolver profissionais brilhantes. Especialista em formar milionários. Sempre cortando as leis da improbabilidade através de metodologia e sistemas de resultado em campo. Hoje sou presidente da divisão brasileira da Million Dollar Round Table (Mesa Redonda do Milhão de Dólares) – MDRT, entidade de ensino e boas práticas sobre seguros de vida do mundo.

Por mais que tivesse me preparado para o inesperado, nunca estive pronto para viver sem minha esposa. Minha amada Simone nos deixou precocemente no mês de agosto, de forma repentina e inesperada, no dia de seu aniversário de 57 anos.

A palavra sobrevivente tem várias definições, seja de um câncer, da Covid-19, da crise que ela gerou, de momentos de dor etc. Do que você é sobrevivente? Hoje eu sou um sobrevivente que precisa seguir, pai de filhos gloriosos e avô de um neto lindo.

Sempre fui bastante católico. Meu nome Josusmar (muitos conhecem apenas como Josus) vem da Santa Família. O “Jo” vem de José, pai de Jesus; o “sus”, de Jesus filho; e o “mar”, de Maria, mãe de Jesus.

Pela minha família eu retomo o trabalho. Clientes querem falar com pessoas certas e dispostas, e essas pessoas certas somos nós. Temos que levantar da cama para servir. Nós, vendedores de sucesso, acordamos empolgados para servir o cliente.

Temos que pensar em dois pontos: 1.Todos vamos morrer. 2. Como vamos viver até morrer? A posse mais valiosa que temos é a vida e o único dia que podemos usufruir é hoje.

Entre os maiores acertos que tive em minha trajetória, o principal sempre foi ter minha família ao meu lado – minha esposa e meu filho Felipe, que dará continuidade ao meu legado. Em seguida, acreditar no seguro de vida como negócio promissor, ter contribuído com milhares de pessoas – muitos corretores que não vendiam seguros de vida, pessoas não conheciam seguros e agora sustentam suas famílias e prosperam graças ao que aprenderam comigo e nossos métodos.

São muitos as pessoas e os profissionais envolvidos no meu desenvolvimento. A primeira e eterna é minha esposa Simone Sousa, que além de acreditar em mim desde que eu era office boy, me deu os maiores motivos para vencer, que são os meus filhos Felipe Eduardo, Gabriela Carolina e Davi Josus. Juntos, e agora com o meu neto Bento Joaquim, me motivam a nunca desistir.

Temos que continuar levando a cada vez mais pessoas a mensagem da importância do seguro de vida, da brevidade e incerteza de nossa passagem aqui na Terra, para entregarmos nossa missão.