JRS – mosaike

Para Fundación MAPFRE, agir com responsabilidade é a melhor homenagem no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Celebrado no terceiro domingo de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito expõe um problema de saúde pública. Todos os dias, o Brasil perde 89 vidas em decorrência de acidentes de trânsito – uma média de três vítimas por hora, de acordo com dados do Datasus. Embora a taxa seja menor do que há uma década, o país não atingiu a meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir em 50% esse tipo de fatalidade entre 2011 e 2020.

A data, instituída pelas Nações Unidas em 2005 para reforçar a necessidade de melhorar a segurança viária, ainda confronta números altíssimos. O último Relatório de Status Global sobre Segurança no Trânsito, da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta 1,35 milhão de mortes ao ano, além de 50 milhões de feridos em todo o mundo. Para se ter uma ideia, essa é a principal causa de morte entre crianças e jovens de cinco a 29 anos.

Com uma estimativa de 45 mil mortes por ano e R$ 50 bilhões em custos econômicos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil se tornou o terceiro país com maior insegurança viária, atrás apenas da China e Índia. Um filho, uma irmã, uma mãe, um amigo: nenhum número é capaz de traduzir a ausência ou o impacto de uma grave lesão na vida de uma pessoa e de sua família. Em memória a essas vítimas, a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos com foco em impacto social, lança um vídeo que convida à reflexão: e se tivesse sido diferente?

A ação não é apenas uma adesão ao calendário mundial. Segurança viária é um dos temas-chave para a Fundación MAPFRE, que tem desenvolvido um trabalho intenso de prevenção de lesões e mitigação de acidentes, por meio de projetos de educação viária para crianças e adultos em escolas e espaços públicos da cidade, promovendo um futuro seguro para todos.

“Nossa atuação também está pautada na segurança e educação viária, por meio de vários projetos e pesquisas, traduzindo como devemos agir coletivamente para fomentar um pensamento responsável e crítico no âmbito social”, destaca a representante da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima. Para a instituição, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito não deve ser apenas uma data para lembrar todos aqueles que se foram ou que sofreram sequelas físicas e psicológicas em função de descuidos e negligências na estrada, mas um chamado urgente para agir com responsabilidade e consciência sobre o impacto que nossos atos têm na sociedade. Afinal, preservar vidas é a melhor homenagem a ser feita.

Projetos em educação viária

A Fundación MAPFRE desenvolve e apoia programas capazes de contribuir para a redução de acidentes de trânsito e para o fortalecimento da segurança viária desde a infância. Um exemplo é o projeto Na Pista Certa, que oferece experiências lúdicas e pedagógicas para crianças, de forma gratuita, em um espaço cenográfico modular e itinerante.

Já o Educação Viária é Vital destaca-se por ser uma ação educativa que envolve os alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária de suas escolas e comunidades. Nos últimos dois anos, durante a semana nacional do trânsito, também foi promovida a campanha Grau na Segurança, promovendo o respeito e o bem-estar de motoboys e ciclistas entregadores, um dos públicos mais expostos a acidentes.