Notícias | 20 de dezembro de 2022| Fonte: Revista Cobertura

Valores se referem às coberturas de pessoas, cujos sinistros cresceram 13,2% em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado até outubro as indenizações totalizam R$ 11,9 bilhões

O último relatório elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – Fenaprevi, com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, demonstra que os pagamentos das indenizações de seguros de pessoas, em outubro, superaram R$ 1,2 bilhão. O montante é 13,2% maior do que o observado no mesmo mês em 2021.

Já os pagamentos realizados ao longo dos dez primeiros meses de 2022 ficaram 22% abaixo do observado em igual período em 2021, totalizando R$ 11,9 bilhões em sinistros acertados com os segurados.

Separados por ramo de produto, o maior impacto continua sendo percebido no seguro Viagem, que obteve crescimento de 114% no acumulado, ainda como resultado da retomada do setor de turismo. Também se destacam pelo percentual de crescimento no mesmo período os segmentos Doenças Graves (32,4%) e Acidentes Pessoais (16,5%).

Todavia, os ramos com as maiores participações registraram recuo em relação ao acumulado nos dez primeiros meses de 2021, com quedas de 29,5% nos seguros de Vida (modalidades individual e coletiva), de 33,2% no Prestamista e 23,6% em Funeral.

A Federação avalia com base nos números que a fase mais drástica da pandemia de Covid-19, cujos efeitos se refletiram no aumento dos sinistros, foi arrefecendo no final de 2021.

Adesão aos seguros continuam em alta

O documento da Fenaprevi indica ainda que os prêmios e contribuições seguem ganhando fôlego e mantendo a trajetória crescente observada nos seguros de pessoas, desde meados de 2020. Em outubro, por exemplo, o saldo de prêmios foi de R$ 5,2 bilhões, valor 20,5% acima do observado no mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, esse mercado alcançou R$ 47,8 bilhões, cifra 13,5% acima do registrado de janeiro a outubro do ano passado.

Ainda na comparação dos prêmios acumulados em 2022 com o mesmo período do ano passado, os ramos que registraram as principais variações positivas foram: Vida Individual, Doenças Graves, Viagem e Funeral com, respectivamente, aumento de 22,4%, 18,9%, 136,9% e 18,6%. É preciso destacar também que, assim como nos meses de agosto e setembro, houve uma elevação do seguro Prestamista em torno de 20%.