Valor Econômico – 10 de Dezembro de 2019

O Valor Investe destaca que uma pesquisa feita com 25.743 pessoas de 32 países mostra que os brasileiros estão menos preocupados se terão recursos suficientes na sua aposentadoria. De acordo com o Schroders Global Investor 2019, da gestora de recursos internacional Schroders, no Brasil, apenas 12% dos não aposentados e 20% dos aposentados estão desconfortáveis com a quantia que investem na previdência. A média global é de 24%.

Na comparação entre regiões ao redor do mundo, os investidores na Ásia e na Europa são os mais preocupados por não terem economizado o suficiente, com 26% e 25%, respectivamente. Nas Américas, essa parcela foi de 22%. No Japão, em particular, 53% dos investidores que ainda não se aposentaram estão preocupados, contra 6% na Índia.

Mas, há outro, porém. No Brasil, os investidores também estão excessivamente confiantes em relação ao tempo que as suas poupanças irão durar: na média, eles acham que podem retirar 11,8% de suas poupanças por ano sem esgotar seus recursos.

É uma quantia considerada elevada e, segundo a Schroders, indica que as pessoas provavelmente estão subestimando o quanto viverão ou subestimando o quanto seu dinheiro precisa render para arcar com a aposentadoria, ainda mais em um cenário de juros baixos.

A média mundial é de 10,3%, também incompatível com a realidade de poupança previdenciária hoje. Neste quesito, os japoneses são os mais pés-no-chão: acreditam que podem retirar 7,3% em média. Já os indianos são os mais confiantes: acham que podem sacar pelo menos 15% a cada ano.

“Essas descobertas indicam que existe uma incompatibilidade significativa entre o grau de confiança das pessoas com suas economias antes da aposentadoria e a quantia que esperam obter após a aposentadoria”, diz Sangita Chawla, diretora global da Schroders para Investimentos Previdenciários.

Para ela, essa desconexão vai levar muita gente à ilusão de que terá uma vida melhor na velhice do que realmente tem condições para ter.