FenaCap > Notícias > CAPITALIZANDO: Gustavo Rosa fala das vantagens do Título para Garantia Locatícia
12 de Janeiro de 2018Produto possibilita que se abra mão de fiador para alugar um imóvelA  retração econômica  provocou uma queda na venda de imóveis residenciais e comerciais nos últimos anos, fazendo com que muitos proprietários optassem por alugar seus imóveis, como forma de  garantir uma renda extra e deixar de arcar com despesas de condomínio, por exemplo. Mais recentemente, a queda no valor dos alugueis fez com que esse mercado ganhasse mais fôlego, favorecendo o crescimento do mercado de títulos de capitalização para garantia locatícia, que dispensa a figura do fiador. Gustavo Rosa, da Comissão Atuarial da FenaCap explica.
Com o título de capitalização para garantia locatícia,  acabou o constrangimento de ter que incomodar parentes ou amigos para assumir a fiança do imóvel. Como funciona esse produto?
Esse título, que pertence à modalidade tradicional, funciona da seguinteforma: o inquilino adquire um título de capitalização e o valor é negociado diretamente com a imobiliária ou  com o proprietário.  Quando a locação terminar, o inquilino receberá de volta 100% do valor corrigido pela TR, caso entregue o imóvel nas mesmas condições encontradas. Além disso, o locatário ainda tem direito a participar de sorteios ao longo de toda a vigência do título de capitalização e, em muitos casos, dispor de uma cesta de serviços que inclui chaveiro, eletricistas, etc.
Qual tem sido o desempenho do produto?
Até setembro, os títulos de capitalização que substituem o fiador nas transações de alugueis comerciais e residenciais arrecadaram R$ 958,2 milhões, o que corresponde a 7,55% do volume da modalidade tradicional, da qual o produto faz parte.
Qual a vantagem que esse segmento da Capitalização oferece para os corretores?
O título de garantia locatícia abriu um novo e promissor nicho de negócios para corretores, que têm a oportunidade de ampliar suas carteiras, negociando com imobiliárias, gerando melhores resultados. A locação passa a ser uma alternativa e os corretores podem fechar novos negócios com a inclusão do produto de garantia locatícia nos seus portfólios.