Revista Cobertura – Por 58 visualizações 12/12/2022 as 18:26

Começou hoje a 9ª Semana Nacional de Educação Financeira. O evento ocorre até o dia 18 de dezembro, reunindo diversas instituições que promovem ações de educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal. Este ano, o tema central é Resiliência Financeira. 

A iniciativa é do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país. 

A agenda está disponível em https://www.gov.br/semanaenef/pt-br

O que é resiliência financeira? 

A OCDE , Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, define resiliência financeira como a “capacidade de indivíduos ou famílias de resistir, lidar e se recuperar de choques financeiros negativos. Tais choques financeiros negativos podem resultar de vários eventos inesperados, incluindo aqueles relacionados ao emprego, saúde, mudanças na composição familiar, danos a bens domésticos ou outras grandes despesas inesperadas”. Nesse sentido, mesmo situações positivas e desejadas, como uma gravidez, podem impactar negativamente no orçamento doméstico. 

Não se trata apenas de ter renda e ativos, mas de poder deles dispor quando a necessidade se apresenta.  

Assim sendo, a educação financeira dos cidadãos é uma das chaves para o fortalecimento da resiliência financeira do indivíduo, e os produtos de seguro e previdência podem se tornar grandes aliados nessa conquista.  

Aprenda mais sobre os produtos de seguros e previdência que também podem fortalecer sua resiliência financeira. Acesse https://www.gov.br/susep/pt-br/assuntos/meu-futuro-seguro.