Por 103visualizações 22/11/2022 as 13:49

A experiência do consumidor com o mercado de seguros está intimamente relacionada ao papel exercido pela seguradora, mas, principalmente, a uma atuação entre essas duas partes: a do corretor de seguros. Nesse contexto, há de se reconhecer o papel da comunicação e da imprensa especializada

*Carol Rodrigues

Passamos pela fase mais crítica da pandemia causada pela Covid-19, um momento da história contemporânea que evidenciou a importância da comunicação.

Embora a essência seja a mesma, a tecnologia vem trazendo transformações no jornalismo e na comunicação.

“As revistas físicas foram desarticuladas com a crise no setor de distribuição. Com isso, a editora Abril, que tanto contribuiu com o jornalismo em seu processo de recuperação judicial, levou muitas consigo. Mas ainda há revistas. Todas segmentadas”, comentou na abertura da cerimônia de premiação Márcio Cardial, publisher da Plataforma Negócios da Comunicação e do Centro de Estudos da Comunicação (Cecom) durante à entrega do 8º Prêmio Especialistas.

A pandemia trouxe inúmeros desafios para uma comunicação eficiente e mais ainda para os profissionais e veículos de comunicação. No caso da Cobertura Editora, embora o digital já fizesse parte do contexto, atingiu uma nova dimensão. Uma nova realidade surgiu. O digital e o impresso passaram a coexistir de forma intensa. Um não excluiu o outro, embora tenha reduzido a supremacia.

Independente das gerações e do avanço da tecnologia, há quem resista ao cheiro de uma publicação recém-chegada da gráfica?!

No caso da Revista Cobertura, mesmo diante da crise e do digital sobressaindo, mantivemos o compromisso das publicações impressas. Sim, como mídia especializada entendemos que o nosso target valoriza e não abre mão do seu exemplar físico, embora muitas vezes a sua primeira leitura tenha sido na versão web ou ainda no formato flip.

Já outra publicação cuja produção editorial é da Cobertura Editora, a Revista da Aconseg-SP, existente apenas na versão impressa até 2019, ganhou sua versão digital. Aqui, por uma  decisão estratégica da diretoria da Aconseg-sP, o digital e o impresso também coexistem.

“O Prêmio Especialistas reconhece e valoriza um trabalho segmento, no qual a especialização tornou-se obrigatória, dada a complexidade da sociedade e de seus produtos. Podemos considerar que acertamos no longo prazo”, destacou o publisher da Negócios da Comunicação.

Concordamos com Cardial, valorizar o profissional significa mostrar para a sociedade que o jornalismo de qualidade tem que continuar. Em um constante processo de reinvenção, cada um dos 27 setores da economia que tem seus jornalistas reconhecidos pela premiação – Seguro está entre eles e nós representamos a categoria – tem os seus desafios.

Seguro cada vez mais presente na sociedade

No caso do Seguro, a percepção de valor e a importância das diversas opções de proteção securitária e, com isso, a cultura do seguro são pontos relevantes. Afinal, a prestação de serviço do seguro é contratada ciente de que o seu uso só será necessário caso ocorra um infortúnio.

Se você tem seguro, em qualquer modalidade, e não precisou usar, sinta-se agraciado por ter se prevenido. Se você tem e precisou usar, com certeza sabe a importância de contratar um seguro. Para o cidadão/consumidor ou segurado, é delicado entender que está adquirindo uma proteção que só será utilizada no caso de algo dar errado.

O grande detalhe é que a não utilização do seguro muitas vezes gera uma percepção de valor equivocada.

Há anos o seguro de Automóvel quebrou essa dinâmica por meio da prestação de serviço, principalmente da assistência 24 horas ou com a concessão de descontos em estacionamentos. Desde então o mercado não parou de incrementar e pensar em alternativas para tornar o seguro um assunto mais presente nas empresas e nos lares brasileiros.

Hoje, vamos a uma casa de show e nos deparamos com a marca de uma seguradora, como a Tokio Marine Hall; assistimos a shows e a jogos de futebol em um dos mais belos estádios do mundo, o Allianz Parque; recebemos o incentivo à atividade física com cashback com a parceria do Gympass outra seguradora, a SulAmérica; presenciamos o apoio a diversas ações do Grupo Bradesco Seguros por meio do Circuito Cultural, e o incentivo à formação cultural, a manutenção de empregos por meio dos Patrocínios Incentivados da MAPFRE.

Os cinco exemplos – poderia criar um artigo somente sobre os apoios do mercado – ilustram a preocupação de um mercado que não só está preocupado em manter a sua engrenagem funcionando como também se posiciona de forma a mostrar que o seguro está presente quando você menos imagina. E, mais, há uma preocupação, do ponto de vista de imagem e comunicação, em como a marca se projeta e é percebida pela sociedade.

Uma das melhores formas de aproximar o seguro das pessoas é a comunicação e ela se dá em diversas esferas, sendo a mídia especializada um peça importante nesta estratégia.

Quem atua na mídia especializada em seguros, comunica para todo o mercado – muitas vezes, inspira quem está fora – e tem uma atuação muito focada no corretor de seguros.

O tipo de experiência que o consumidor tem com o mercado de seguros está intimamente relacionado ao papel exercido pela seguradora, mas, principalmente, a uma atuação entre essas duas partes: a do corretor de seguros.

Claramente é uma situação que comprova a importância da mídia especializada em seguros, e aqui me refiro a todas as publicações da Cobertura Editora.

Há de se reconhecer a importância da imprensa especializada, como faz o Prêmio Especialistas, da Negócios da Comunicação. Vale lembrar que o estímulo à produção de matérias, reportagens e conteúdos jornalísticos sobre o setor ganhou corpo há alguns anos.

De 2006 a 2014, a Allianz Seguros reconheceu o jornalismo, inclusive o especializado, com o seu Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. Atualmente,  a Escola de Negócios e Seguros (ENS) mantém o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros.

Portanto, façamos um brinde às iniciativas que reconhecem as publicações e os profissionais especializados, e fomentam o conhecimento e a cultura do seguro. Essa é uma equação em que todos ganham com uma comunicação eficiente e uma sociedade bem-informada.

* Carol Rodrigues é editora da Revista Cobertura, coordenadora de conteúdo da Revista da Aconseg-SP, do Portal Cobertura e de publicações especiais da Cobertura Editora. Possui mais de 20 anos de experiência na produção de reportagens e conteúdos no segmento de negócios e seguros. É autora do livro “Ivani Ribeiro: a dama das emoções”, biografia lançada pela editora Novo Século, e detentora de nove reconhecimentos jornalísticos, oito deles com publicações sobre o mercado de seguros na Revista e no Portal Cobertura