27/01/2017 / Fonte: Farney Coutinho Educador Financeiro – Segs  Todos passamos por momentos de crises pelo menos uma vez na vida. Seja nas finanças, nos relacionamentos ou até mesmo na saúde, os altos e baixos acontecem a qualquer pessoa, cabendo a cada uma decidir o quanto isso irá abalá-lo e como reagir a esses momentos. De acordo com Farney Coutinho, coach financeiro e coautor do livro ‘Crise para uns, solução para outros’, nos momentos de crise o grande desafio está em entender como reagir para encontrar neles a possibilidade de se aprimorar e fortalecer. “O mais importante é saber identificar a oportunidade de autodesenvolvimento durante os períodos mais desafiadores. Além disso, o indivíduo deve sempre assumir o controle da própria vida. Afinal, tomar as mesmas atitudes diariamente e esperar por resultados diferentes é no mínimo, irracional. Não devemos adiar nosso sucesso, independentemente das dificuldades que possam surgir. Toda vez que o indivíduo não age, está adiando seus sonhos para o próximo mês, próximo ano, a próxima década ou até mesmo para o resto da vida”, ressalta.
Confira abaixo algumas dicas e orientações dadas pelo especialista sobre como desenvolver a resiliência e ser capaz de superar os momentos de crise, buscando a superação, pela conquista da realização pessoal e melhora na qualidade de vida:
1. Tenha CoragemO coach explica que os momentos de crise afetam a todos, mas a grande diferença está na forma como a pessoa reage a ela. “É justamente nos períodos de dificuldades que a maioria das pessoas desiste de seus sonhos e simplesmente aceita a derrota. Afinal, é muito fácil se sentir bem e motivado quando tudo está dando certo e saindo como planejado. Mas o verdadeiro desafio começa quando caímos, pois é justamente nesse momento que somos postos à prova de nossa resiliência. É preciso muita coragem para reagir e recomeçar”, diz.
2. Abrace as oportunidadesFarney alega que é muito importante saber aproveitar as oportunidades que os momentos de maiores dificuldades proporcionam. “Por mais difícil que pareça, é justamente nos períodos de crise que surgem os maiores desafios e oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. É, portanto, imprescindível saber identificá-los e aproveitá-los. Momentos de crise todos passam, mas cabe a cada indivíduo decidir se deseja viver cada dia se lamentando ou compreender e aproveitar cada desafio ou obstáculo como uma oportunidade de aprimoramento pessoal”, afirma.
3. Viva com paixãoPesquisas apontam que mais de 70% das pessoas estão insatisfeitas com seu atual trabalho, dado que, de acordo com o especialista, é alarmante e preocupante. “Não há problema algum em trabalhar temporariamente em algo que servirá como mais um degrau para a conquista do objetivo final, mas esta condição deve durar apenas o tempo necessário, sem que a pessoa se acomode a essa posição e se torne infeliz pelo resto de sua vida fazendo algo de que não gosta ou não se orgulha. Todos devem ser apaixonados pelas atividades que realizam em suas vidas para viver intensamente e satisfatoriamente. Por isso, não apenas no lado profissional, é fundamental que o indivíduo mude suas atitudes e comportamentos para ter uma vida muito mais feliz e harmoniosa”, explica.
4. Seja gratoPor mais que o indivíduo ainda não esteja perto de alcançar todos os seus objetivos, é fundamental que o mesmo tenha gratidão por tudo aquilo que possui ou já conquistou. “Sempre recomendo aos meus clientes que comemorem por tudo o que já conquistaram, como se isso fosse o seu objetivo de vida. Ser grato por todas as coisas boas que têm em suas vidas, faz com que as pessoas passem a encarar seus contratempos de forma mais positiva e com muito mais disposição de seguir em frente”, conclui.