• Terça, 13 Dezembro 2022 18:20 – Crédito de Imagens:Divulgação – Escrito ou enviado por  Fernanda Nalon – SEGS.com.br –
  • Crédito: Weiqi Xiong

Um acidente de carro, uma mala-extraviada, um assalto à residência, um mal estar durante um passeio são alguns dos problemas que todos os viajantes estão suscetíveis durante as férias. Para evitar que alguma surpresa desagradável atrapalhe os momentos de descanso, é preciso incluir alguns itens importantes no planejamento, como: seguro viagem, residencial e para o automóvel. “Proteger os familiares, o lar e os bens é uma forma de garantir dias de descanso mais tranquilos”, comenta Luiz Carlos Gama Pinto, Diretor Executivo da Corretora de Seguros Bancorbrás.

Luiz Carlos explica que para uma viagem mais segura é preciso pensar em todos os aspectos. “Muitas vezes quando planejamos as férias, só nos lembramos do seguro-viagem, que é de fato muito importante. Entretanto, temos que pensar que provavelmente iremos fazer algum passeio de carro e ou que também iremos deixar uma casa vazia”, aponta. “É necessário ficar atento a todos os pontos. E os seguros são produtos que oferecem um aporte financeiro em um momento de dificuldade”, afirma.

Gleiciano Diniz, 33 anos, sabe a importância do seguro, principalmente durante as férias. No dia 1º de janeiro de 2021, durante uma viagem de família para Itacaré, na Bahia, o carro em que estavam pegou fogo. “Entramos em contato com a assistência do seguro e eles resolveram tudo para nós, de forma ágil e sem nenhum problema”, lembra. “Eles organizaram o nosso retorno para casa e o traslado do carro de volta para Brasília”. Gleiciano acrescenta que além do automóvel, também possui outras apólices. “Procuro manter praticamente tudo assegurado em casa, porque são em momentos de dificuldade que a gente percebe a importância dessa proteção extra”.

Seguro-viagem

O produto oferece coberturas básicas de despesas médicas e hospitalares, e também cobre extravios de bagagem, atendimento médico e odontológico 24h, despesas judiciais, reembolso por atraso ou cancelamento de voo, custeio de estadia para acompanhantes em caso de emergência médica ou acidente, indenização em caso de morte do segurado, traslado de corpo, dentre outras. “Esse seguro é fundamental e muitas vezes obrigatório em algumas viagens internacionais, então os clientes devem ficar atentos às condições de cada destino na hora de adquirir a apólice”, comenta Luiz.

Seguro Residencial

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a segurança do lar. Segundo dados da última conjuntura CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), o produto, em setembro deste ano, registrou crescimento de 24,5%, em relação ao mesmo período de 2021. A cobertura principal cobre danos causados por incêndios, quedas de raios e explosão causada por gás empregado no uso doméstico e suas consequências, como: desmoronamento, impossibilidade de proteção, despesas com combate ao fogo e desentulho do local. “Além disso, o seguro também oferece as assistências que ajudam a evitar despesas inesperadas no dia a dia”, afirma o diretor. “Os clientes têm a possibilidade de personalizar a apólice de acordo com as necessidades de cada família”.

Seguro de automóveis

O produto oferece proteção contra roubo ou furto e a danos causados por incêndio acidental, colisão, queda de objeto sobre o veículo, inundação e também danos em consequência de acidentes aos pneus ou à pintura. “Os brasileiros já contam com a assistência do seguro DPVAT, que é obrigatório e cobre apenas danos pessoais. Entretanto, a cobertura é limitada”, afirma Luiz Carlos. “Por isso é importante que as pessoas também contratem um seguro Auto para garantir ainda mais segurança e tranquilidade em caso de sinistro”. Além das coberturas, os clientes também podem usufruir de alguns diferenciais, como atendimento 24 horas, mão de obra para reparos elétricos e hidráulicos e outros.