Notícias | 28 de novembro de 2022 | Fonte: CNseg

No dia 21 de novembro, a empresa de consultoria Deloitte divulgou os resultados da pesquisa “Diversidade, equidade e inclusão nas organizações 2022”, produzida com o apoio de relevantes entidades empresariais que praticam ações de diversidade e inclusão no ambiente corporativo.  

A pesquisa contou com a participação de 374 empresas dos setores de serviços, agronegócio, alimentos e bebidas, tecnologia da informação e telecomunicações, infraestrutura e construção, atividades financeiras, transporte e logística, petróleo, gás e mineração, com uma distribuição bastante equânime entre esses diversos setores econômicos.  

O levantamento trouxe dados sobre a representatividade das frentes de Diversidade, Equidade e Inclusão nessas organizações, à semelhança da 7ª edição do Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, produzido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), com 35 seguradoras, que detém 87,5% do market share do setor, que observou uma evolução significativa dos debates sobre a Diversidade no mercado de seguros. A CNseg, inclusive, contribui com essa temática por meio de seu Grupo de Trabalho específico, de ações internas específicas e de conteúdos divulgados em seus canais de comunicação.  

Porém, segundo os estudos da Deloitte e da CNseg, as iniciativas das empresas podem ser incrementadas para promover o grau de transformação necessário para um ambiente de trabalho menos desigual e mais inclusivo. A título de exemplo, em relação às mulheres, foi identificada grande representatividade em cargos de liderança. Contudo, as publicações apontam que a participação dos demais grupos historicamente minorizados – especialmente raciais, de orientação sexual e de pessoas com deficiência – ainda é baixa.  

Ainda num contexto comparativo, tanto os dados da Deloitte, quanto os dados do Relatório de Sustentabilidade da CNseg, demostram que as empresas que adotam práticas inclusivas atribuem maior relevância à estratégia de atração e retenção de talentos, mas ainda há espaço para crescimento no desenvolvimento de carreira nas organizações. Além disso, os dois estudos mostram que as empresas já identificam que Diversidade, Equidade e Inclusão geram valor e que um próximo passo pode ser a inclusão desses valores em benefícios.  

A promoção de estudos sobre diversidade e inclusão como os realizados pela Deloitte e pela CNseg são importantes para estimular a reflexão nas organizações.