Em 2017 o mercado paranaense de seguros contribuiu com aproximadamente 4% do PIB do Paraná, considerando apenas a arrecadação de prêmios de seguros do mercado supervisionado e o de Saúde.
Acrescente-se o volume de indenizações pagas na ordem de R$ 7 bilhões, e ainda a arrecadação de tributos, tais como PIS, COFINS, ISS, IR, por conta da empregabilidade e transações comerciais.
Muito embora o mercado de seguros tenha seu próprio regramento no que tange à precificação, amparado por cálculos atuariais, resta sempre a incerteza sobre eventuais alterações quando das sucessões políticas, principalmente no comando da Segurança Pública, pois quando do turnover de delegados nas especializadas, destacando-se a Delegacia de Furtos, de Furtos e Roubos de Veículos e na de Desvio de Cargas, não raras vezes observamos aumento na sinistralidade.
Recentemente com a substituição na Secretaria de Segurança Pública, o novo titular, Secretário Julio Reis manteve nas especializadas acima mencionadas as mesmas equipes e, não observamos grandes alterações no volume de perdas.
Esperamos que a vice-governadora Cida Borghetti que assumirá o governo no início de abril mantenha, principalmente na Secretaria de Segurança Pública o mesmo Secretário, para que não soframos com o aumento de ocorrências, e que não tenhamos que realinhar preços e, por assim dizer, possamos manter o market share do setor de seguros.

Afinal, os números e dados, com os quais iniciamos este editorial, dão importância ao nosso setor para ser ouvido.