Jornal de Beltrão – Leandro Czerniaski – Publicação: 14-04-2018, 10:22Os números são animadores para o setor de veículos novos: em janeiro e fevereiro, as concessionárias da região registraram um aumento médio de 20,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados compõem a Pesquisa Conjuntural do Comércio, elaborada pela Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), divulgados nesta semana.
A pesquisa mostra a variação das compras e vendas de diversos setores em todo o Estado; no Sudoeste são avaliados indicadores do comércio em Francisco Beltrão e Pato Branco. Nestas duas cidades as vendas de concessionárias de veículos foram as que mais cresceram entre todos os setores e registraram resultados ainda melhores quando comparados os dados de fevereiro deste ano e de 2017: 22,3%. No Paraná, os negócios de carros novos cresceram 28% nos dois primeiros meses do ano.
Segundo a publicação, o começo de ano também foi bom para outros setores como o de autopeças (10,8%), lojas de departamentos (6,8%) e materiais de construção (6,11%). As maiores quedas nas vendas foram registradas para os comércios de ótica, cinema, fotografia e som (23,2%), móveis, decorações e utilidades domésticas (12,9%) e farmácias (10,2%).
Na concessionária Jeep/Le Lac de Francisco Beltrão, a melhora nas vendas é sentida desde outubro do ano passado. Apesar de trabalhar com apenas dois modelos de carros – o Renegade e Compass – a loja tem vendido bem porque os SUVs estão se tornando a preferência de agricultores. E aí vale aquela máxima: quando o campo vai bem, a cidade também.
“Hoje cerca de 80% das nossas vendas são para pessoas ligadas à agropecuária e os excelentes resultados econômicos deste setor têm refletido aqui na loja. Somado a isso temos ainda a queda na taxa de juros e a realização de feiras como a Expobel e o Show Rural, que ajudaram a incentivar negócios”, afirma o gerente Luiz Henrique. Queda da Selic contribui
A estabilidade da economia e o aumento da confiança dos consumidores estão ajudando a impulsionar as vendas de carros. A redução da taxa de juros, por exemplo, é apontada por Leandro Ribeiro, gerente da Renault/Granvel (empresa do Grupo Meimberg) como um dos principais fatores para a melhora na procura pelos 0 km.
“Aqui as nossas vendas foram cerca de 30% maiores em março, sendo a concessionária líder em Francisco Beltrão. O que tem contribuído para esse aumento certamente é, também, a taxa de juros, que está mais acessível tanto para quem busca financiamento num banco ou quem parcela diretamente na loja; no final das contas, o carro está ficando cada vez mais barato para quem compra financiado”, explica Ribeiro.
Sindicom analisa os dados com cautela
Apesar do clima de otimismo nas lojas, o presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Francisco Beltrão (Sindicom), Vilmar Bottin, prefere optar pela cautela ao observar os dados da pesquisa. Ele pondera que, apesar do crescimento de alguns setores, outros registraram retração, que é maior ainda quando se compara os dados de fevereiro com janeiro.
“Ainda é cedo para afirmar que há uma recuperação, haja visto que alguns setores estão há meses sem registrar crescimento nas vendas, então é algo muito relativo, que pode estar ligado a fatores pontuais, como, no caso das concessionárias, a realização de promoções neste período”, diz.
Segundo Bottin, mensalmente a Fecomércio reúne a diretoria e os presidentes dos sindicatos filiados para debater a economia do Estado: “São apresentados muitos dados e informações e agora vamos ver nas próximas como se mantém as vendas no geral”.