Notícias | 6 de janeiro de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Segundo os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no mês de novembro, o mercado de planos de saúde registrou 50,2 milhões de usuários. Isso representa um aumento de 1,6 milhão de beneficiários, comparado há um ano e de 126,6 mil em relação ao mês anterior. As informações são do site Valor Econômico.

A SulAmérica registrou aumento de 21.8 mil usuários em novembro e 29,5 mil no acumulado de outubro e novembro. No mesmo período, a Unimed Nacional (antiga CNU) ganhou 18,8 mil novos usuários e 41,4 mill, respectivamente.

A Bradesco Saúde encerrou o mês de novembro com 11 mil segurados a menos e no bimestre, a queda é de 12 mil. A Amil, perdeu 1 mil clientes no mesmo mês, porém considerando o acumulado, a redução na carteira chega a 27 mil. Na Unimed-BH, houve perda orgânica de 2.6 mil, mas segundo levantamento do Citi, a cooperativa teve um incremento de 7,.5 mil beneficiários.

A Hapvida/NotreDame Intermédica acrescentou em sua base 43 mil novos usuários, sendo que desse total, 39,8 mil vieram da Intermédica. Os dados do último trimestre consideram outubro e novembro, uma vez que a ANS ainda não divulgou números de dezembro.

No contraste entre novembro de 2022 com o mesmo mês de 2021, o setor registrou aumento de usuários de planos de assistência médica em 24 estados. São Paulo, Minas Gerais e Paraná tiveram a maior evolução em números absolutos. Entre os odontológicos, as 27 unidades federativas registraram crescimento. O maior avanço ocorreu em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Mesmo com 25% da população brasileira coberta por serviços médico-hospitalares, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que reúne as empresas do segmento, acredita que há espaço para o setor crescer no Brasil. Ainda assim, nos últimos meses, o segmento registrou déficits constantes. O prejuízo anotado no terceiro trimestre de 2022 foi de R$ 5,5 bilhões.

Segmento Odontológico

O segmento odontológico continua crescendo de forma expressiva. No mês de novembro, havia 30.8 milhões de usuários do produtos, crescimento de 259 mil em comparação ao mês anterior e aumento de 2,2 milhões de pessoas com benefício. OdontoPrev e MetLife foram as operadoras que mais cresceram nesse mercado, seguidas da Hapvida, SulAmérica e Amil. Já a BB Central, perdeu 1,8 mil usuários.