Cobertura – Por 61 visualizações 26/10/2023 as 15:46

Como começar a falar do seguro de vida para os clientes? Entender a necessidade do cliente para oferecer a melhor opção de proteção

O que é isso?! Sai pra lá com esse assunto. Eu, deixar dinheiro para Ricardão?! Tô fora! Essas são algumas expressões comuns que os corretores podem se ver envoltos quando vão comercializar o seguro de Vida.

Nas regiões Norte e Nordeste, a proteção possui uma grande oportunidade de crescimento, mas como o corretor pode começar a introduzir o tema seguro de Vida ao seu segurado de Auto?

“O corretor deve abordar o seguro de Vida quebrando o tabu de relacioná-lo apenas com circunstâncias ruins”, recomenda Daniela Cruz, superintendente de Vida, Previdência e Capitalização da Seguradora Zurich.

Ela lembra que o seguro Vida é um produto muito importante para a proteção familiar e também pessoal. “Atualmente há opções acessíveis no mercado, com coberturas que vão muito além de morte ou invalidez”, completa.

José Pires, Bradesco Vida e Previdência

“Por se tratar de um tema mais sensível, a abordagem deve ser centrada nas necessidades e características individuais de cada cliente, de forma que ele perceba o seguro de Vida como um fator essencial ao seu planejamento financeiro, inclusive para ser utilizado em vida”, sugere José Pires, diretor comercial da Bradesco Vida e Previdência.

Segundo ele, ao identificar essas especificidades, fica mais fácil para o corretor encontrar um argumento de venda que seja interessante e adequado para cada pessoa.

“A Allianz vem oferecendo treinamentos presenciais e virtuais, trabalhando junto com nossos parceiros para fortalecer entendimentos e argumentos e atuarmos, especialmente, na conscientização do cliente, para que possa enxergar o Vida como um produto para sua proteção financeira e planejamento familiar”, comenta David Beatham, diretor-executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros, que lembra que o corretor é peça fundamental para ajudar na disseminação da importância do seguro.

Por quê oferecer o Vida?

David Beatham, Allianz Seguros

O seguro de Vida é uma forma de proteção financeira que ajuda as pessoas a protegerem suas famílias e entes queridos em caso de falecimento prematuro ou imprevisto.  “Além disso, é um produto, assim como o mercado de seguros de Pessoas como um todo, que vem crescendo constantemente na casa de dois dígitos nos últimos anos. Isso faz com que seja uma oportunidade ímpar para que o corretor diversifique sua carteira e amplie seus negócios com seus clientes”, diz Beatham.

Segundo Pires, o corretor deve se atentar principalmente à capacidade que o produto tem de mitigar riscos importantes a que todos nós estamos expostos, seja do ponto de vista pessoal ou familiar.  “Ofertar proteções de seguros sem apresentar o seguro de Vida ao cliente, sem dúvida, configura um atendimento incompleto”.

“Assim como outros produtos, o seguro de Vida oferece planos para diversos objetivos, necessidades e níveis de renda dos clientes. Cabe ao corretor, atuando mais como consultor e conselheiro do que propriamente vendedor, auxiliar o segurado a escolher a melhor opção para a sua realidade, seja para prevenção, proteção ou planejamento patrimonial. O corretor é o nosso principal parceiro na missão de democratizar e desmistificar o conceito do seguro de vida”, completa Pires.

Daniela destaca que o seguro de Vida Individual traz uma ótima oportunidade para o corretor ampliar a relação e atuar como consultor durante várias etapas da vida dos seus clientes.

“O seguro de Vida possui pagamento de comissão contínua, o que o torna uma alternativa lucrativa para os corretores que desejam trabalhar com o produto com a formação de uma carteira. Além disso, é uma ótima oportunidade de construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes, abrindo possibilidades para conhecer mais a fundo as suas necessidades e de ofertar produtos que estejam de acordo com seu momento de vida”, argumenta a superintendente da Zurich.

Além de auxiliar na escolha do seguro de Vida adequado, o corretor de seguros também deve oferecer acompanhamento e suporte contínuos ao longo da vigência da apólice.

Vida na Allianz

A Allianz Seguros trabalha com duas opções às pessoas físicas: o Allianz Vida Individual e o Allianz Acidentes Pessoais Individual.

No Vida Individual, o cliente conta com coberturas para morte (natural ou acidental), invalidez permanente total ou parcial por acidente, diagnóstico de câncer e para até 14 tipos de doenças graves, assistências como funeral familiar ou ampliado, desconto em medicamentos, orientação nutricional e segunda opinião médica internacional. O cliente tem seis opções de pacotes disponíveis

Já o Allianz Acidentes Pessoais Individual traz coberturas para morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diárias por incapacidade temporária (indenização concedida ao segurado quando ele não puder exercer sua profissão em decorrência de um acidente ou uma doença), assistências como funeral familiar ou ampliado, desconto em medicamentos, orientação nutricional e segunda opinião médica internacional. Nesta modalidade, a Allianz opera com quatro tipos de pacotes.

Vida na Bradesco

“Na Bradesco Vida e Previdência, estamos sempre buscando diversificar a nossa grade de produtos, aprimorando coberturas e assistências personalizáveis para proteção individual e da família, com ênfase na utilização do seguro em vida”, diz Pires.

Ele cita como destaque da companhia o seguro ‘Vida Viva Bradesco’.   Ainda na linha dos seguros personalizáveis, a companhia lançou, no ano passado, o Empresarial Flexível Capital Global, um seguro de Vida destinado a empresas de pequeno e médio porte que segue a mesma premissa da customização, de forma a atender a demanda específica de cada empresa.

Já o ‘Novo Vida Segura Premiável’ representa uma evolução em seguro de Vida Resgatável, tendo a menor carência de resgate do mercado segurador. Com coberturas amplas de morte e doenças graves, o produto oferece ao segurado benefícios adicionais como sorteios semanais e assistência funeral, além da recém-incorporada cobertura de sobrevivência, por meio da qual o segurado recebe, ao final da vigência do contrato – caso não haja renovação e nem sinistro –, uma indenização de acordo com o valor contratado.

Vida na Zurich

Daniela Cruz, Zurich

“O seguro Zurich Vida Para Você, por exemplo, não tem coberturas obrigatórias como morte e invalidez. O cliente monta seu plano da forma que desejar, escolhendo as coberturas conforme suas necessidades, além de poder contar com diversas assistências que podem ser usadas ao longo de todo o relacionamento do cliente com a Zurich, como por exemplo, as assistências para bike e para pets, os serviços de telemedicina, entre outras”, conta Daniela Cruz.

Sem coberturas obrigatórias, o seguro oferece condições do cliente personalizar a sua apólice da maneira como achar mais adequado – inclusive deixando de fora coberturas tradicionais, como a de morte. Além disso, o produto desenvolvido pela companhia oferece mais de 15 assistências, sendo que o cliente pode escolher gratuitamente até três para serem usadas durante a vigência da sua apólice, bem como concede ao segurado um título de capitalização com quatro sorteios mensais de R$ 10.000,00 (bruto de IR). Além da assistência pet e bike, já mencionadas, outras opções como segunda opinião médica e telemedicina podem ser opções muito interessantes para escolha dos clientes, a depender do seu estilo de vida.

Conteúdo da edição 02 da Revista Aconseg-NNE