08/01/2018 / FONTE: Revista Apólice Nesta semana, a DHR Internacional e o seu braço na América Latina, a Jobplex Brasil, divulgaram pesquisa sobre as transformações no mercado de seguros. O estudo, que ouviu 39 CEOs de grandes empresas do segmento na América Latina, tem como objetivo entender melhor os problemas da área e oferecer soluções com a análise do mercado, observando tendências da geração Y e os seus impactos nas organizações.
A geração Y (ou millennials) é definida por aqueles que têm entre 18 e 35 anos, maioria na América Latina e que serão o maior público do mercado de seguros até 2021. Além da idade, o maior diferencial desta geração está no comportamento em relação às tecnologias e como reagem aos métodos antigos de venda. A pesquisa aponta ainda que o nosso senso de privacidade, de propriedade e padrões de consumo têm um impacto direto nesta indústria.
A pesquisa mostrou que 48% dos CEOs entrevistados acreditam que o cenário terá que mudar totalmente em cinco anos na América Latina. Essa mudança brusca em curto prazo pode trazer riscos para o negócio, pois falta tempo hábil para educar todos os canais e colaboradores e buscar soluções personalizadas da demanda crescente dessa geração. Atualmente, este segmento está enfrentando uma série de problemas econômicos, demográficos e regulatórios que fazem a o crescimento e a rentabilidade do negócio oscilar.
Outros desafios
Além da mudança do comportamento do público alvo, os executivos estão enfrentando os desafios de um mercado regulatório mais rígido e mais protecionista após a crise de 2008 dos Estados Unidos, assim como as transformações envolvendo as questões climáticas e o terrorismo.
Segundo Ana Paula Montanha, presidente da Jobplex Brasil, que desenvolveu a pesquisa nos últimos seis meses, “as organizações vão precisar entender o novo comportamento do cliente, reorganizando suas estratégias de atendimento, focando suas apostas 100% no digital”. A evolução da tecnologia está transformando totalmente os modelos de negócio das empresas de seguro. Neste sentido, os canais digitais vão representar uma estrutura mais barata para um cliente mais bem informado. Ainda de acordo com Ana Paula, questões como segurança virtual e privacidade serão prioridades no negócio.
Em comparação com as gerações anteriores, os millennials têm hábitos diferentes que surpreenderam as empresas. A paixão por tecnologia e a preocupação com o significado do produto mais do que pelo produto em si, com a qualidade e com atendimento personalizado é um diferencial da geração. “É preciso aumentar a atuação no mundo digital e mostrar a importância dos seguros para esta geração, não sem antes ajustar a comunicação para isso”, explica Ana Paula Montanha.
Os líderes dessas empresas muitas vezes não percebem ainda a necessidade de mudança e, por isso, correm risco de perder o timing das transformações. “Eles entendem, mas não apoiam a mudança na prática”, explica a especialista.