Por Cobertura – 22/01/2023 as 10:00

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de dezembro de 2022 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto teve alta de 1,6% em dezembro, após hiato de quatro meses sem crescimento. Com isso, o índice apresenta aumento de 20,8% no acumulado dos últimos 12 meses. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

Para Emir Zanatto, CEO da TEx, o crescimento de 1,6% em dezembro está ligado às cotações em fim de vigência e ao aumento na procura por seguro automóvel. “Isso indica que se trata de um período habitual de renovações das apólices, provavelmente por conta do 13º salário. Com muitas vigências se encerrando em novembro, a consequência é o aumento da demanda e a elevação dos preços. Vale lembrar que o mesmo cenário aconteceu em 2021, o que reforça a sazonalidade”, explica o executivo.

Já o aumento de 20,8% no acumulado dos últimos 12 meses está relacionado aos efeitos do pós-pandemia, de acordo com o executivo. “O aumento na busca por seguros, por si só, já indica esse crescimento. O número de cálculos na base do IPSA praticamente dobrou de um ano para cá”, revela.

Emir ressalta que outras externalidades também contribuíram para esse aumento significativo nos últimos 12 meses. “Os problemas na produção da indústria automotiva, por conta da pandemia, impactaram o preço de veículos novos e usados, que por sua vez resultaram no aumento da tabela Fipe. Essa elevação obrigou as seguradoras a aumentarem suas taxas de seguros para reduzirem os prejuízos, já que as indenizações são realizadas com base na tabela (Fipe)”.

Seguindo o índice geral, o IPSA por gênero sofreu aumento em ambos os sexos. Para o masculino houve alta de 3%, já no feminino o crescimento foi menor, 1,7%.

Observando o IPSA por faixa etária, o executivo destaca a estabilidade do seguro entre jovens de 18 a 25 anos. “Após queda de 18,3% em novembro, é possível notar que o valor ficou estável no último mês do ano no patamar de 10,7%. A estabilidade também pode ser notada na faixa etária entre 46 e 55 anos, permanecendo com 6,1% desde outubro”.

Dados regionais – A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Ao analisar por região, podemos observar que a Região Metropolitana de São Paulo pagou 7,2% (do valor do seguro do carro) a mais em comparação a Região Metropolitana de Belém, que tem o valor do seguro do carro na casa dos 4,7%”.

Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Leste é 67,3% superior à região central. Já na capital fluminense, a Zona Norte segue com o maior índice, sendo 75% maior na comparação com a Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,5% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,9% e Hyundai Creta com 3,4%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 32,1% do total de automóveis cotados no mês de dezembro.

Para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gêneroIPSA por faixa etáriaIPSA por populaçãoIPSA por regiãoIPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe. Além do ranking de carros mais cotados pelo TELEPORT.

Com mais R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. “Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.