Revista Cobertura – Por 57 visualizações – 17/11/2022 as 18:50

Nesta quinta-feira (17/11), a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) participou do I Congresso do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FONAJUS), organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), e teve como público-alvo magistrados, representantes dos setores de saúde pública e suplementar, autoridades do sistema de justiça e de saúde, profissionais que atuam nos núcleos de saúde dos tribunais regionais e outros interessados.

Em painel denominado ‘Saúde 5.0 e Judicialização da Saúde’, a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente, ressaltou que os rápidos avanços tecnológicos no mundo digital estão remodelando o sistema de saúde. Também salientou que a recente mudança da legislação sobre as coberturas de procedimentos fora do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, sem o devido debate técnico, tende a aumentar a judicialização. Segundo dados do CNJ, são abertos 400 mil novos processos ligados à saúde por ano.

Sob a moderação da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Marisa Santos, o painel teve a participação do coordenador-geral de Sistema de Informação e Operação do Departamento de Informática do SUS – Ministério da Saúde, Frank James da Silva Pires; e do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e supervisor do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FONAJUS), Richard Pae Kim.