21/12/2016 / Fonte: CNseg
As seguradoras que oferecem coberturas aos riscos das produções audiovisuais devem ter novas oportunidades de negócios após a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgarem, nesta terça-feira (20), a lista dos 88 projetos contemplados pela Chamada Pública Prodav 05/2015.
Esta foi, aliás, a edição mais disputada- 893 projetos inscritos- por recursos do Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em 2014. Entre os selecionados, estão projetos apresentados por produtoras independentes espalhadas por 15 estados. O seguro de audiovisual cobre danos materiais e/ou corporais causados a terceiros decorrentes de acidentes de responsabilidade do segurado, durante o período de pré-produção, produção e pós-produção.
Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, cerca de R$ 10 milhões, serão investidos no desenvolvimento de 53 projetos de longa-metragem (39 de filmes de ficção, cinco filmes de animação e nove documentários) e de 35 projetos para TV (18 séries de ficção, 11 de animação, quatro séries documentais e um formato). “Essa linha possibilita às produtoras brasileiras independentes uma maior capacidade de estruturação de seus projetos e aprimoramento de roteiros para que cheguem mais maduros à etapa de produção”, observa o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.
 
“Nos próximos dias, lançaremos a quarta chamada do Prodav 05, também no valor de R$ 10 milhões, cumprindo o compromisso firmado com o setor por meio do Calendário de Financiamento 2016/2017”, completa.
Até outubro deste ano, foram 486 longas-metragens e 476 séries ou telefilmes apoiados. O investimento em desenvolvimento de projetos rendeu a estruturação de 69 núcleos criativos em todas as regiões do País e garantiu desenvolvimento de 769 novos projetos de obras audiovisuais.