Notícias | 28 de Novembro 2022 | Fonte: Segs – Escrito ou enviado por  QUIVER

Os profissionais da área de seguros estão entre as oito atividades que estarão em alta no próximo ano, segundo a 15º edição do guia salarial da consultoria Robert Half. Portanto, entender as tendências do mercado de seguros em 2023 é estar próximo deste que será um mercado em alta.

Uma pesquisa mostra que o mercado segurador segue em transformação, buscando profissionais com visão estratégica, que sejam capazes de avaliar as propensões e projetar cenários para a criação de soluções e atualizações de produtos.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o mercado segurador no próximo ano e como você pode se preparar para isso.Um conteúdo feito para quem já está no mercado, ou para as pessoas que desejam ingressar. Continue a leitura do artigo para saber mais!

Mercado de seguros em 2023

Com o mercado em constante transformação, é importante que o profissional conheça bem os produtos que está vendendo. Mas também, tenha a capacidade de atualizar o escopo e criar soluções, com o objetivo de gerenciar os riscos e diminuir o impacto negativo.

Imagem: Divulgação

De fato, quando se fala em tendências do mercado de seguros em 2023, muitas pessoas já direcionam para tecnologia ou investimentos. Mas, as movimentações do mercado que estão acontecendo já em 2022 nos trazem uma projeção mais ampla do que podemos esperar para o próximo ano.

Além dos avanços tecnológicos e financeiros, que seguem a todo vapor no setor, como mostra a síntese de abril da Susep, o mercado segurador arrecadou cerca de R$ 108,04 bilhões, o que dá 16,6% de diferença em relação ao mesmo período do ano passado.

Para entender melhor esses avanços, separamos algumas tendências que serão pontos chave para o mercado de seguros em 2023.

Cyber Seguros

Com a chegada da Lei de Proteção de Dados (LGPD), o mercado de seguros ganhou destaque com o cyber seguro ou, como também é conhecido, seguro contra riscos cibernéticos. Mas, afinal, o que o cyber seguros protege?

Esse ramo protege as empresas contra vazamentos de dados sigilosos que estão sob seu controle, assim como, orçamentos, listas de clientes e estratégias da empresa.

Agora vamos para a parte que mais interessa, os números desse ramo que vem crescendo a cada dia, se tornando uma tendência para o próximo ano. Apenas em 2021, o seguro cyber cresceu cerca de 161%, essa amostragem impressionante só é possível pois o número comparativo anterior é baixo.

Imagem: Divulgação

Porém, isso não deixa de ser um sinal que as empresas estão cada vez mais interessadas no produto e investindo nele.

Esse interesse crescente no cyber seguro tem bons motivos. A pandemia trouxe o home office como tendência, com ele, o número de ataques cibernéticos contra dados sigilosos das empresas aumentou cerca de 50%. Com esse risco mais alto, o seguro cyber se tornou um produto cada vez mais necessário.

Ramo de responsabilidade civil

Outro ramo que vem se tornando tendência para o mercado de seguros em 2023 é o de responsabilidade civil. A evolução expressiva em relação a 2021, com o crescimento de 24,1% logo no primeiro quadrimestre de 2022.

O ramo de responsabilidade civil consiste em proteger empresas contra reclamações sobre danos ocasionados pela prestação de serviços profissionais para terceiros. Contudo, esse ramo pode ser comercializado para diversas áreas, como:

• Advocacia;
  • Medicina;
  • Arquitetura;
  • Engenharia;
  • Entre outras.

Por fim, um dos segmentos de seguro de responsabilidade civil que merece ser explorado em 2022 é o ambiental. As empresas estão cada vez mais engajadas nas causas ESG (meio ambiente, sociais e governança). Com isso, esse produto precisa estar junto com essa nova maré que as empresas estão investindo.

Estudar sobre o mercado de seguros em 2023

Para fechar as dicas de tendências para o mercado de seguros em 2023, separamos a mais importante dessa lista. Essa pode ser aplicada a qualquer momento e não precisa ser algo planejado para o próximo ano. De fato, esse ano mostrou que é preciso estar capacitado para se manter no mercado de seguros.

De fato, manter os estudos em dia, deve fazer parte da rotina de todos os corretores de seguros. Os novos produtos e tecnologias que estão sendo lançados no mercado, precisam cada vez mais de profissionais capacitados para fazer bom uso e progredir com o crescimento do setor.

Por conta disso, um bom corretor de seguros deve estar preparado para as mudanças do mercado e sempre estar estudando sobre ele. Isso tende a render ótimos frutos e conquistas no futuro, tanto para ele quanto para a corretora.

Imagem: Divulgação

Vale a pena tirar um tempo no seu dia e estudar sobre o que pode ser ou não interessante para o próximo ano, tornando o mercado de seguros em 2023 maior e mais competitivo.