Cobertura – Por 173 visualizações 29/11/2022 as 06:30

Otimista costumaz, José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine no Brasil, terceira maior operação mundial do grupo segurador japonês, prevê que em 2023 o mercado brasileiro de seguros manterá seu ritmo de crescimento.

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio Leite, as vendas de carros novos em 2023 podem crescer até 10% no Brasil. “Isso é música para os nossos ouvidos porque evita o envelhecimento da frota – 45 milhões de veículos já têm mais de cinco anos no mercado brasileiro”, destacou José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine, durante o Workshop Distribuição do seguro de Vida por meio das assessorias promovido pelo CVG-SP.

“Temos tudo para ter um ano de 2023 tão bom como estamos tendo 2022. O mercado de Automóvel, RE e Vida deve fechar o ano com crescimento de 25%”.

Não faz parte dos planos da companhia reduzir as suas filiais, pois conforme Ferrara, a presença local é muito importante para o modelo de distribuição da companhia.

Ferrara também lembra que, para 2024, há a expectativa de um DPVAT em que o corretor de seguros participará do processo de distribuição. “Estamos desenhando um produto na CNseg com a Susep para apresentar ao Ministério da Economia”.

Os produtos de linhas financeiras vão crescer. “É um segmento pujante e  não vemos as assessorias atuar em E&O e D&O”.

Diante do contexto econômico, ele lembra que produtos de baixo ticket como auxilio funeral podem ter aceitação.

Seguro viagem

Ele destacou a importância do desenvolvimento de novos produtos. O exercício de ouvir os corretores tem dado à companhia a oportunidade de conhecer as demandas dos consumidores. “Muitas vezes, vislumbramos o desenvolvimento de um produto e ouvimos o feedback dos corretores. Isso vem dando certo dentro da Tokio Marine”.

O lançamento do seguro Viagem é um exemplo. Ferrara chamou a atenção para o desempenho deste seguro, de acordo com dados da Fenaprevi. “Surpreendentemente é o seguro que mais tem crescido no Brasil”, disse ao destacar o incremento de  230% no primeiro semestre.

“Estamos no caminho certo para fazer este país continuar crescendo. Cada vez mais,  a nossa indústria vai contribuir com o crescimento da sociedade brasileira”, conclui.