Por Cobertura – Publicado em 15 abr 2020, 15h05

A maioria dos ramos de seguro vinha crescendo no mês de janeiro deste ano, pouco antes de iniciar a crise do coronavírus, segundo dados da edição n° 17 da Revista Conjuntura CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras).

Os dados revelados pela publicação mostram que no Paraná, dos 43 ramos de seguro pesquisados, 32 tiveram variação positiva no mês de janeiro em comparação com dezembro e apenas 11 variaram negativamente. No Mato Grosso do Sul, 26 ramos de seguro cresceram no período e apenas 16 encolheram.

Os dois estados que fazem parte da área de abrangência do Sindseg – PR/MS (Sindicato das Seguradoras), respondem por 7,3% da produção nacional de seguro e juntos arrecadaram em prêmio no mês de janeiro R$ 1,72 bilhão (sem contar saúde e DPVAT). No Paraná os ramos que apresentaram maior variação positiva no mês de janeiro em relação ao mês anterior foram responsabilidade civil D&O (174,2%), seguro viagem (111,6%), garantia estendida (56,9%) e família VGBL (49%).

No Mato Grosso do Sul entre os ramos que vinham apresentando crescimento mais forte antes da crise, no mês de janeiro, os maiores destaques eram embarcador Internacional (156%), seguro viagem (34%) e garantia de obrigações (28,5%).

Também houve forte crescimento nos dois estados comparando janeiro de 2020 com o mesmo mês de 2019. No Mato Grosso do Sul a média de crescimento do mercado foi de 13,1% e, no Paraná, 14,8%.

De acordo com o presidente do Sindseg – PR/MS, Altevir do Prado, ainda não é possível mensurar o impacto da pandemia do coronavírus no mercado segurador. “A princípio esperamos uma contração na maioria dos ramos, mas podemos ter surpresas, afinal, na última grande crise (2008) o mercado segurador não acompanhou a queda econômica”, disse.

Para o presidente, os dados da CNSeg mostram também que o mercado vinha reagindo fortemente à crise econômica dos anos anteriores, “além de demonstrar a participação expressiva do mercado regional para a produção nacional de seguro”.

Entre os ramos que vinham apresentando estagnação ou leve baixa antes do coronavírus, o seguro de automóvel, no Paraná, variou -0,4% no mês de janeiro de 2020 em comparação com o mesmo mês de 2019, e no Mato Grosso do Sul, variou positivamente apenas 0,2%. Entre os piores desempenhos neste período de comparação apareceram o seguro de grandes riscos (-81,7%) no Mato Grosso do Sul e o seguro marítimo (-11%) no Paraná.