O Sindicato das Seguradoras (Sindseg – PR/MS) manifesta profundo pesar com a notícia do falecimento de Mário José Gonzaga Petrelli. Ex-presidente do Sindseg – PR/MS (1965-1969) e fundador emérito do Grupo RIC (Paraná), Petrelli faleceu no início da tarde de hoje, em Florianópolis, aos 84 anos.

O empresário estava internado no Hospital Baía Sul, para onde foi encaminhado na noite de terça-feira, após passar mal em sua residência. Ele sofreu uma parada cardíaca após fazer um procedimento de endoscopia. Mário Petrelli convalescia de uma bem-sucedida cirurgia após implante de uma prótese no joelho, há cerca de um mês.

O presidente do Sindseg – PR/MS, Altevir Dias do Prado, manifestou condolência pela perda irreparável. “É com profunda tristeza que recebo esta notícia. Mário Petrelli deixa um grande legado pra todos em especial para o Sindseg PR/MS. Um grande homem que honrou todos os postos que ocupou. Um visionário que viveu a frente do seu tempo, cuja trajetória transbordou do mercado de seguros. O Sindseg será eternamente grato pela obra que deixou”.

Figura de destaque

Mário José Gonzaga Petrelli foi uma das personalidades mais influentes no mercado de seguros e também no setor de comunicações.

No mercado de seguros, ocupou o cargo de diretor na Icatu Hartford Seguros, na Icatu Hartford Capitalização e na Vanguarda Cia. de Seguros Gerais, além de Conselheiro na CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras). Também ocupou cargos importantes no Bradesco e depois no Banco do Brasil, no qual foi diretor de Crédito Geral.

Mário Petrelli teve uma longa e ativa participação no Sindseg PR/MS. Figurou nas diretorias do sindicato entre os anos de 1963 e 1987 e foi presidente do Sindicato em por duas gestões consecutivas, entre 1965 e 1969, tendo sido em sua gestão a aquisição da atual sede em Curitiba/PR, que ocorreu em 1967.

Nascido em 31 de maio de 1935, em Florianópolis, Petrelli veio para o Paraná no início da década de 50 quando cursou o ensino médio no Colégio Estadual do Paraná. No setor de comunicações, atuou como repórter nos jornais “O Dia” e “A Tarde”, em Curitiba. Casou-se em 29 de junho de 1957 com a curitibana Dircea Corrêa Petrelli com quem teve cinco filhos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 59. Em 1975, fundou a Rede Independência de Comunicação. Com carreira pública e empresarial de grande sucesso, Petrelli sempre transitou bem na política e foi considerado até o fim de sua vida uma das mais importantes figuras representativas do mercado segurador regional.

O velório será das 9h às 13h na capela do Divino Espírito Santo, que fica na Praça Getúlio Vargas, 212, no Centro de Florianópolis e o sepultamento às 14h desta quinta-feira (23), no Cemitério do Itacorubi, também na capital catarinense.