Redação Bem Paraná | 23/10/2023 às 20:53

A diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), tomou posse na noite desta segunda (23). Tomaram posse o presidente eleito da Fiep, Edson Vasconcelos, e integrantes da nova diretoria da entidade para o quadriênio 2023/2024. Composta por industriais de diversos setores e de todas as regiões do Paraná, a nova diretoria da Fiep assume para um mandato de quatro anos. Empresário da indústria da construção civil, com atuação também nas áreas imobiliária e de energias renováveis, Vasconcelos tem ampla experiência em entidades associativas, reconhecendo a importância da união de esforços em busca do desenvolvimento conjunto do setor produtivo e da sociedade.

Junto com o grupo que o acompanha na diretoria da Fiep, acredita que o Paraná tem condições de impulsionar ainda mais sua indústria. “Já somos a quarta força industrial do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nosso Estado tem muito potencial de crescimento e tem toda a condição de ser o terceiro principal polo industrial do país, e até sonhar em ser o segundo”, afirma.

Em seu plano de trabalho, a nova diretoria da Fiep coloca alguns tópicos que devem fazer parte dessa política industrial. Entre eles, a defesa de investimentos em infraestrutura, a redução da burocracia, a capacitação de mão de obra, o incentivo e o financiamento da tecnologia e inovação nas empresas, o fomento ao empreendedorismo para desenvolver cadeias produtivas e o acesso, disponibilidade e custo da energia elétrica.

” A nossa missão, o nosso propósito, é transformar cada vez mais o estado num ambiente favorável à industrialização, a importância da indústria no conjunto do desenvolvimento. Uma indústria nunca escolhe o seu mercado. Ela vende para outros estados, para outros países, mas ela escolhe onde ela faz o seu parque fabril, ela escolhe aonde vai fazer o investimento para colocar sua fábrica. É isso que nós temos que dar condições. Isso se chama política industrial e é isso que a Fiep tem de propósito. Junto com as casas Sesi, Senai achará a melhor condição para que os industriais e os seus colaboradores consigam querer ficar aqui no estado do Paraná”, afirmou o novo presidente, em entrevista coletiva.

Sobre as bandeiras históricas da Fiep, Vasconcelos disse que elas continuam: “A desburocratização é muito importante para nós. A questão da carga tributária também, assim como infraestrutura é algo fundamental. O estado vai olhar o consumo como ponte diferencial para contribuir no fisco do estado, mas a indústria é a única que consegue trazer recursos de fora. É a balança comercial positiva e faz a distribuição de renda. A importância da indústria é vinculada a questões de desburocratização, de infraestrutura, de energia, de mão de obra. Se não tiver mão de obra acessível, uma indústria não virá para cá”. Ele também lembrou que a empregabilidade é um tema importante também: “Um dos grandes desafios nossos será a questão de qualificação e disponibilidade de de emprego da da mão de obra”.

“Parceria forte”

A solenidade de posse contou com a presença de diversas autoridades do Estado, incluindo o governador Ratinho Jr. “A Fiep tem ajudado muito o Paraná neste momento de de crescimento PIB. Nós tivemos o maior crescimento do Brasil agora no primeiro semestre. Hoje há uma parceria muito forte com o governo do estado, no sentido da qualificação da mão de obra, que é uma preocupação que nós temos de ter”, afirmou o governador.

Biografia

Edson Vasconcelos nasceu e cresceu em Cascavel, é casado e pai de 3 filhos. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Negócios Internacionais pela Ohio University, nos Estados Unidos.

Atua no setor da construção civil, sendo sócio proprietário da Vasto Engenharia, Bridge Incorporadora e da Toledo Energias Renováveis, além de atuar no ramo imobiliário e de hotelaria. Os desafios vividos como industrial e o convívio com líderes empresariais moldaram sua visão e o inspiraram a se mobilizar a buscar um ambiente empresarial mais favorável ao crescimento e desenvolvimento do setor produtivo do Estado.

Iniciou seu envolvimento no associativismo como membro da diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon Oeste). Em 2011, passou a integrar a diretoria da Fiep como vice-presidente, cargo que ocupa até o momento. Em 2013, foi eleito presidente do Sinduscon Oeste para um mandato de 3 anos. Em 2014, ingressou no Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que uniu toda região Oeste em pautas convergentes ao desenvolvimento regional, com destaque para a forte atuação em pautas relacionadas à infraestrutura e logística.

Desde 2015, presidiu diversas entidades como o G8, grupo formado pelas 8 entidades do setor produtivo de Cascavel; o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel (Codesc), que conta com a união de mais de 60 entidades que atuam em prol do planejamento em longo prazo do município; e o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC). Também foi membro do Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimentos do Paraná (Sindicaf) e ocupou os conselhos da Ferroeste, do Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi-PR) e da Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

Foi, ainda, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), com uma gestão marcada pela forte atuação na aproximação dos líderes regionais nos temas de importância regional, participando ativamente da viabilização da construção do aeroporto de Cascavel e do Trevo Cataratas, além da implantação do IPC, entre outras importantes conquistas para a infraestrutura e desenvolvimento da região Oeste.

Desde 2014, coordena o Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep, auxiliando na busca por soluções para o aperfeiçoamento da infraestrutura e logística paranaense, com foco na redução do custo logístico, agilidade nos transportes e segurança para cargas e pessoas.