Revista Cobertura Publicado em 08 nov 2019, 13h53

São Paulo, Novembro de 2019 – A Minuto Seguros, uma das principais corretoras do País e líder no segmento de seguros online, acaba de realizar um estudo com base na lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) com os carros mais vendidos no Brasil em outubro.

O Onix, da Chevrolet, voltou a apresentar aumento nas vendas após a queda registrada em setembro. Foram 21.198 veículos comercializados em outubro, uma alta de 0,7% em relação ao mês anterior, o que representou o terceiro melhor desempenho em vendas no ano, atrás de agosto e maio que, até então, são os melhores períodos quando se trata de unidades vendidas em 2019. Com esses números, o Onix mantém a ampla superioridade e caminha para terminar o ano, pela quinta vez consecutiva, como o carro mais vendido do Brasil.

Após ter caído para a quarta colocação em setembro, o KA retomou o crescimento e chegou a vice-liderança novamente. Em outubro, o mais vendido da Ford teve 9.691 unidades comercializadas, 22,8% de alta em relação ao mês anterior, o que significou também o melhor desempenho em vendas do hatch em 2019 até aqui. Com isso, desbancou Prisma e Kwid, que haviam ficado à sua frente no último ranking.

O HB20 também registrou um aumento considerável nas vendas em relação a setembro, quando ficou apenas na quinta posição na lista dos carros mais vendidos do Brasil. Com 8.332 emplacamentos, o modelo da Hyundai, que passou por uma recente reestilização, teve alta de 16,6% em outubro, o que o recolocou na terceira colocação do ranking.

Em outubro, o preço médio do seguro do Onix, entre as cinco capitais cotadas, foi de R$ 1.786 para o público masculino, o que representa a menor cotação média desde junho. Em comparação ao mês de setembro, o seguro do hatch da Chevrolet ficou 6,2% mais barato. Em reais, a diminuição no preço médio gira em torno de R$ 118.

Sobre o perfil feminino para o seguro do Onix, o preço médio nas cinco capitais é de R$ 1.376. Pelo quarto mês consecutivo, houve redução no preço médio do seguro para as mulheres quando o assunto é Onix. De um mês para o outro, o valor diminuiu cerca de 8,7%, quando saiu de R$ 1.507, em setembro, e foi para R$ 1.376, agora em outubro. Na comparação com os homens, as mulheres pagam menos no valor do seguro do Onix. O valor para elas é, em média, R$ 410 mais barato do que para eles.

O Onix, em 2019, já emplacou, na totalidade, 200.588 veículos. Em 2018, até outubro, o hatch da Chevrolet havia vendido 168.540 unidades. O crescimento nas vendas do Onix, ano versus ano, é de 19%. O crescimento nas vendas do KA também ocorre, só que mais sutilmente, já que saiu de 85.918 vendas, até outubro de 2018, e foi para 86.443, em outubro de 2019. Já o HB20, mesmo com o crescimento nas vendas, permanece abaixo quando o assunto é a comparação com o acumulado até o mesmo período do ano passado. Em 2019, o veículo da Hyundai tem 85.861 unidades vendidas, 2,5% a menos que em 2018, em que registrou 88.116 vendas.

Kwid despenca enquanto Argo sobe. Corolla volta a figurar no Top 10 após reestilização

A exemplo do que ocorreu em setembro, a lista dos carros mais vendidos do Brasil de outubro trouxe mudanças na parte de cima. Após terem saído do Top 3, KA e HB20 retomaram seus lugares no pódio. Esse fato, além de ter sido impulsionado pelo aumento das vendas da dupla, também teve como fator importante a drástica queda do Prisma e, especialmente, do Kwid. O sedã da Chevrolet saiu do Top 10, porém, abriu espaço para a entrada do Onix Plus, modelo que chegou para substituí-lo. A novidade da GM estreou com 7.140 unidades emplacadas, logo entre os seis primeiros, deixando para trás outros modelos já conhecidos no mercado.

Após chegar em versão renovada nas concessionárias e alcançar a terceira posição entre os carros mais vendidos de setembro, o Kwid teve uma queda significativa nas vendas, que por pouco não deixou o modelo da Renault fora do Top 10. Em outubro, o mini SUV registrou 6.066 unidades emplacadas, 31% a menos do que o obtido no mês passado. Em compensação, quem deu as caras novamente na parte de cima da lista foi o Corolla, após dois meses ausente. Com a reestilização feita pela montadora japonesa, o sedã da Toyota saltou de 4.077 veículos vendidos em setembro para 6.211 em outubro, um aumento de 52,3%.

Outro destaque da lista dos carros mais vendidos do Brasil em outubro foi o Argo. O automóvel da Fiat pulou da nona colocação, em setembro, para a quarta. Ao todo, o único modelo da montadora italiana presente entre os 10 primeiros registrou 7.586 vendas, 32,4% de alta em relação ao mês anterior. O Sandero, que havia entrado no Top 10 de setembro, deixou a lista. Enquanto isso, o Renegade teve 6.680 unidades comercializadas, um aumento sutil nas vendas, porém, o suficiente para se manter no ranking e ainda ganhar uma posição em relação setembro. O SUV de entrada da Jeep é o mais vendido de sua categoria automotiva e é o único da categoria a figurar na parte de cima do ranking.

Com relação ao preço do seguro, o Renegade registrou uma significativa queda em relação ao mês anterior. Para o público masculino, em outubro, a média foi de R$ 2.769 contra R$ 3.251 em setembro, uma redução de 14,8%. Para o público feminino o preço também caiu, já que passou de R$ 2.807 para R$ 2.008, uma retração de 28%.

Diante da redução nos preços médios do seguro do Renegade, o posto de modelo com o seguro médio mais caro em outubro ficou com o Corolla, tanto para homens quanto para mulheres. Para o perfil masculino, a cotação média de sedã da Toyota foi R$ 2.926, enquanto para o feminino, os valores foram de R$ 2.270.

Mesmo na décima colocação, o Kwid, continuou como o preço do seguro médio mais barato do Brasil para o público masculino, com uma redução em relação a setembro. O valor ficou em R$ 1.768, 6,4% a menos que no mês anterior. No ranking do ano, o KA e Kwid estão empatados como os veículos que tiveram o seguro mais barato em quatro meses. Já para as mulheres, o menor preço médio do seguro foi o do Onix, com os valores mencionados acima.

Os valores do seguro para o HB20, que voltou para o Top 3 dos mais vendidos, parecem ter estabilizado nos últimos meses, com poucas alterações, tanto para baixo quanto para cima. Em maio, o valor médio para assegurar o carro para o público masculino era R$ 2.096, em junho, subiu levemente para R$ 2.159, cerca de 3% e, em julho, caiu, para R$ 2.027, algo na casa dos 6%. Em agosto, caiu para R$ 1.937 e, em setembro, voltou a ter uma leve subida, para R$ 2.090, cerca de 8%. Já em outubro, nova redução, para R$ 2.038, por volta de 2,5%. Para as mulheres, o cenário é de queda: em junho o valor estava em R$ 2.088, em julho, fechou com R$ 1.959, em agosto, o preço médio despencou e foi para R$ 1.675, 14% a menos. Em setembro, houve nova queda, de 3%, o que deixou o valor médio em R$ 1.619. Agora, em outubro, caiu para R$ 1.451, 10,3% a menos que no mês anterior.

O Ford KA, terceiro carro mais vendido do Brasil no ano até o momento, registrou o preço médio do seguro de R$ 1.794 para homens. Isso significou uma redução de 12% comparado ao último mês, quando o preço estava R$ 2.039. Já para as mulheres, o valor médio foi de R$ 1.408, 11% menor do que no último mês, quando ficou em R$ 1.582.

Com relação ao preço médio do seguro do Argo, que assumiu a quarta posição na lista dos mais vendidos, houve uma redução de 13% em comparação ao mês anterior para o público masculino. Em outubro, os valores giraram em torno de R$ 1.971 contra R$ 2.275 em setembro. Para as mulheres, o preço médio diminuiu ainda mais, já que, no décimo mês do ano, ficou em R$ 1.412, enquanto em setembro, os números ficaram em cerca de R$ 2.044, o que representou uma queda de 31%.

Análise do preço do seguro dos mais vendidos

A somatória dos 10 carros mais vendidos do Brasil voltou a subir após a queda registrada no mês de setembro. Em janeiro foram 70.889, em fevereiro 71.694. Em março, o número bateu 76.039 unidades, em abril foi a 83.238 e, em maio, 89.095. Em junho, o número caiu para 80.611, o número mais baixo desde março. Em julho, a soma de unidades comercializadas dos 10 carros mais vendidos foi 86.990 e em agosto, 87.713. Em setembro, a soma das vendas foi de 84.158. Já em outubro, o número chegou a 86.719. Esse foi o quarto melhor mês de vendas do ano, atrás de maio, agosto e julho.

O preço do seguro médio desses 10 veículos ficou no valor de R$ 2.146 para os homens, 9% a menos do que o registrado em setembro, quando estava em R$ 2.358. Já para as mulheres, o preço médio do seguro em outubro foi de R$ 1.638, 13% menor do que no mês passado, quando estava em R$ 1.888.

Para realizar o estudo, a Minuto Seguros considerou como perfil um condutor homem e uma condutora mulher, de 35 anos, ambos casados. Foram avaliados os preços dos seguros em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Porto Alegre e Recife.

Quem paga menos pelo seguro?

Dentro destes perfis mencionados, o preço do seguro para o Onix é o que apresenta a menor diferença entre as capitais cotadas para homens. O valor mais alto está no Rio de Janeiro, com R$2.018 e o menor em Campo Grande, por R$1.512, uma distância de R$ 506. No contraponto de diferença de valores, ainda citando o público masculino, a Renegade é que tem a maior diferença entre estados: R$ 1.450. A mais alta no Rio de Janeiro, R$ 3.390, e a menor em Campo Grande, com R$ 1.940. Para os homens, Campo Grande foi a cidade com seguro mais barato para sete dos dez veículos. Nos seguros com valores mais altos, Rio de Janeiro é a cidade que detém os maiores preços: nove dos dez modelos. O preço médio do seguro para homens, em Campo Grande, cidade com menor custo, para os 10 carros mais vendidos é de R$1.777. Já no Rio de Janeiro, o preço médio foi de R$ 2.508.

Agora, falando no perfil feminino, o novo Onix Sedan Plus foi o veículo que apresentou a menor diferença entre as capitais cotadas, com uma distância de R$ 221, do valor mais alto, que está no Rio de Janeiro, com R$ 1.820, para o mais baixo, que está em Porto Alegre, com R$1.599. Falando agora sobre a distância de valores mais alta, o Corolla ficou com a maior: R$ 1.675. A maior no Rio de Janeiro, com R$ 3.347 e a menor, em Campo Grande, com R$ 1.672. No âmbito do público feminino, Porto Alegre foi a cidade com o seguro mais barato: oito dos dez modelos. Já os maiores valores estão concentrados no Rio de Janeiro com dez dos dez modelos concentrados lá. O preço médio do seguro em Porto Alegre, para as mulheres, ficou com R$ 1.390. Já no Rio de Janeiro, o preço médio mais caro, foi de R$ 2.210.