16/12/2016 / Fonte: MetLife
Para Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros, a palavra de ordem para o próximo ano é otimismo. Em entrevista exclusiva para a Newsletter MetLife, o especialista declarou que as expectativas para o mercado em 2017 são promissoras. “A reforma previdenciária vai impactar de forma muito positiva o setor de seguros privados. Não há como a sociedade brasileira não se educar para criar uma cultura de poupança para aposentadoria”, avalia, lembrando que o setor de serviços, em especial o de seguros, é muito dependente da atividade econômica, do nível de emprego e de renda. Segundo ele, as recentes sinalizações da equipe econômica do governo já começam a mudar o quadro mais desafiador de 2016.
Questionado sobre a entrada de seguradoras digitais e dos novos canais de venda no mercado, Bittar pondera que a regulação é a melhor saída. Ainda assim, acredita que o papel consultivo do corretor não poderá ser substituído, principalmente porque produtos mais complexos demandam consultoria e não são viáveis para venda online. “Ele [meio digital] veio para complementar. Um mercado tão grande quanto o brasileiro tem espaço para todos. Quase 85% da comercialização no Brasil é via corretor de seguros, que é uma categoria que ganhou competência e profissionalismo para atuar no mercado.”
 
Segundo Bittar, a capacitação dos corretores passa também pela aproximação da indústria de seguros com seus canais de venda. “Seguradoras especializadas como a MetLife têm um perfil de produtos um pouco diferente do que a grande maioria, corretores mais focados nesses produtos e a condição de desenvolver campanhas de incentivo conjuntamente. Isso tem sido feito mantendo essa aproximação sinérgica com o corretor”, explica Robert.