23/12/2016 / Fonte: Globo
Somente em Corumbá, 750 profissionais aguardam essa liberação.
Grupo de pescadores profissionais fez na manhã desta sexta-feira (23) um protesto em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande.
O protesto foi em razão do atraso no recebimento do seguro defeso. Segundo os pescadores, os pedidos foram feitos em novembro, quando começou a vigorar a proibição de pesca em razão da Piracema, mas os pagamentos ainda não foram liberados.
As colônias, responsáveis pelos pescadores cadastrados, reclamam do descaso com que a situação é tratada. Somente em Corumbá, 750 profissionais passam por essas dificuldades.
A presidente da Colônia de Pescadores de Corumbá, Angélica de Lima Silva, diz que não entende o motivo do atraso, já que, segundo ela, os prazos para solicitar o seguro foram todos respeitados.
Além de Corumbá, profissionais de outras 16 colônias de pescadores do estado também enfrentam o atraso do recebimento do seguro defeso, o que representa cerca de 8 mil profissionais, que ainda não sabem quando vão receber o benefício.
 
O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do INSS em Mato Grosso do Sul, mas até o fechamento da matéria não obteve o retorno sobre o assunto.