07/06/2018 / FONTE: FENASAÚDEA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, no último dia 05, os dados de abril sobre beneficiários de planos de saúde. Em comparação ao mês de março, houve uma ligeira alta de 216 mil consumidores do serviço de assistência privada à saúde – alavancado pelos planos coletivos empresariais que, nesse período, registraram mais 201 mil beneficiários. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o segmento teve um pequeno incremento de 34 mil vidas.
“Esses primeiros quatro meses do ano estão sendo marcados pela estabilidade nos dados de beneficiários de planos de saúde. O segmento é muito atrelado ao desempenho econômico do país. Após um período acentuado de crise, a recuperação da economia está sendo lenta e gradual. Como a principal forma de contratação do serviço é por intermédio dos planos coletivos empresariais, o segmento funciona como um termômetro da economia”, explica Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).No último ano, 16 dos 26 estados registraram crescimento desse indicador: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Por sua vez, os planos exclusivamente odontológicos mantiveram o ritmo de crescimento dos últimos anos, totalizando 23,1 milhões de consumidores em abril – aumento de 212 mil beneficiários na comparação com o mês anterior e de 1,3 milhão em relação ao mesmo período de 2017.