Notícias | 28 de outubro de 2022 | Fonte: Motor Show

Mesmo com a redução, o valor apresenta aumento acumulado de 27,5% nos últimos 12 meses

TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulgou os números de setembro do chamado IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel.

O levantamento mostra que o índice registrou queda, após 11 meses consecutivos de alta – caindo de 6,6%, em agosto, para 6,5% em setembro.

Vale destacar que o IPSA é calculado com base no percentual que o seguro representa do valor do veículo. Por exemplo, se a taxa é de 4% e o veículo custa R$ 50 mil, quer dizer que o preço do seguro é de R$ 2 mil.

No entanto, mesmo com a redução, o índice apresenta aumento acumulado de 27,5% nos últimos 12 meses.

Tendência é de estabilidade

Para Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, a tendência é que o IPSA siga estável ou com leve queda nos próximos meses de 2022.

“A queda da sinistralidade das seguradoras nos últimos meses é decorrente do aumento dos preços do seguro e não da redução dos sinistros. Em São Paulo, por exemplo, o roubo e furto no terceiro trimestre de 2022 aumentou 4,6% em relação ao trimestre anterior de acordo com a SSP/SP”.

Queda por gênero

“O sexo feminino caiu de 6,2%, agosto, para 6,1%, setembro. Já o masculino passou de 6,8% para 6,7%”, explica o executivo.

Dados regionais

Partindo do pressuposto que a região onde o segurado reside é um fator muito determinante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) segue com a maior taxa, sendo 47% superior na comparação à Região Metropolitana de Belém (PA), por exemplo.

Na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Norte é 70,8% superior à região central. Já na capital fluminense, a Zona Norte segue com o maior índice, sendo 80,4% maior na comparação com a Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em relação ao ranking dos carros mais cotados pela TEx, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,4% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,8%.

Metodologia

O IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela insurtech e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe.