CNseg – 31 de Janeiro de 2018A previdência complementar encerrou 2017 com R$ 830 bilhões em patrimônio acumulado, segundo dados divulgados pela secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. O montante representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Desse montante, os investimentos em ativos de fora do país deverão ir de R$ 2,5 bilhões para R$ 10 bilhões em 2018, de acordo com projeção feita Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) após o Conselho Monetário Nacional ter publicado novas regras sobre o tema na última semana.Algumas restrições foram eliminadas, como a exigência de que entidades só investissem em conjunto com quatro outras e apenas em títulos com boas notas de agências de risco (essa última norma, agora, ê só para renda fixa).Também deve contribuir para o aumento do investimento no exterior o cenário interno de redução de juros, afirmou Lucas Schmidt, da Mercer, que fez pesquisa sobre o tema. “Com juros a 7%, os fundos precisarão aumentar suas alocações fora do país.”