Já as indenizações pagas aos produtores cresceram mais de quatro vezes no período

Um levantamento feito pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), entre janeiro e novembro de 2022, mostra que a procura pelo seguro Rural quase triplicou nos últimos cinco anos. Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo foram os estados que mais buscaram proteção no período. Já as indenizações pagas aos produtores rurais quintuplicaram no mesmo período.

Considerando os onze primeiros meses do ano, a arrecadação do seguro rural subiu de R$ 4,284 bilhões em 2018 para R$ 12,644 bilhões em 2022. Em indenizações, o aumento foi de 428,6%, de R$ 1,950 bilhões em 2018 para R$ 10,310 bilhões em 2022.

Já em relação a 2021, o produto registrou crescimento de 40% na arrecadação e pagou, pela primeira vez, mais de R$ 10 bilhões em indenizações. Um avanço de 78,6%.

(em R$ milhões e % de variação)
Indenizações (em R$ milhões e % de variação)
 Acumulado até novembroVariação Nominal %Acumulado até novembroVariação Nominal %
20184.284,4 1.950,4
20194.966,115,9%2.756,841,4%
20206.508,231,1%3.372,322,3%
20219.032,738,8%5.771,871,2%
202212.643,840,0%10.310,078,6%

O seguro Rural atende um grupo de seguros destinados à cobertura dos riscos relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola e florestal, abrangendo não só a atividade agropecuária, como também o patrimônio do produtor rural e seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, podendo considerar ainda um seguro de vida.

Indenizações
(em R$ milhões e % de variação)
Ranking em valor absoluto2022 até novembroRanking crescimento nominalVar(%)Ranking em valor absoluto2022 até novembroRanking crescimento nominalVar(%)
1. Automóvel45.758,21. Rural40,0%1. Automóvel28.091,31. Crédito e Garantia114,4%
2. Patrimonial18.806,22. Automóvel33,6%2. Rural10.310,02. Rural78,6%
3. Rural12.643,83. Transportes25,3%3. Patrimonial6.846,13. Responsabilidade Civil50,3%

A região Sul do Brasil foi a que liderou a procura pelo seguro rural em 2022 no acumulado até novembro. Aparecem Rio Grande do Sul (19,1%), seguido pelo Paraná (17,7%), São Paulo (15,7%), Goiás (9,3%) e Mato Grosso do Sul (8,7%). Juntos, esses estados representaram 70,5% da arrecadação nacional no período.  Já nas indenizações, com uma participação nacional de 89,4%, o ranking foi encabeçado pelo Paraná (32,1%), seguido por Rio Grande do Sul (31,0%), São Paulo (12,3%), Mato Grosso do Sul (9,9%) e Goiás (4,2%).

(em R$ milhões)
Indenizações
(em R$ milhões)
 Estados2022 até novembroMarket share Brasil Estados2022 até novembroMarketshare Brasil
Rio Grande do Sul2.413,719,1%Paraná3.244,332,1%
Paraná2.240,717,7%Rio Grande do Sul3.128,731,0%
São Paulo1.986,115,7%São Paulo1.242,112,3%
Goiás1.176,49,3%Mato Grosso do Sul1.001,19,9%
Mato Grosso do Sul1.097,18,7%Goiás420,14,2%
Total 70,5% Total 89,4%

De acordo com o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, Dyogo Oliveira, o seguro Rural é fundamental para subsistência da agricultura no País, atividade que corresponde a cerca de 30% do PIB do Brasil. “Além de minimizar as perdas dos produtores rurais, o seguro é uma ferramenta educativa para as melhores práticas em relação à atividade agropecuária”, afirma Oliveira.

Esse conjunto de produtos é oferecido ao produtor, independente do seu porte (pequeno, médio ou grande), desde que este siga as boas práticas de manejo, como, por exemplo, o Zoneamento Agrícola (Zarc), de práticas de correção de solo, adubação e controles fitossanitários.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do país. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no portal da ConfederaçãoFacebook, LinkedIn, Instagram  e Youtube.