Representantes do Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg – PR/MS) estiveram no Palácio das Araucárias, nesta segunda-feira (16), em audiências com o secretario de desenvolvimento econômico, Virgílio Moreira Filho.
Participaram da audiência, o presidente do Sindseg – PR/MS, João Posside, o diretor financeiro, Moacir Abbá de Souza, o diretor administrativo, Vanderlei Scarpanti e o diretor executivo, Ramiro Dias. Eles entregaram ao secretário um documento com informações sobre a representatividade do mercado segurador para a economia paranaense e as principais demandas do setor.
De acordo com o documento, o mercado de seguros proporciona, entre empregos diretos e indiretos, mais de 9.000 postos de trabalho em todo o Estado do Paraná. “Em relação ao PIB estadual, nossa contribuição em 2017, foi de 3,5% (três e meio por cento)”, destacou Possiede.
Entre as demandas do setor apresentadas ao Secretário, os representantes do Sindseg – PR/MS pediram agilidade na regulamentação, no Paraná, da Lei Federal 12.977/2014, que trata dos desmontes de veículos e pode inibir a existência dos desmanches ilegais, e ainda, pediram apoio ao combate e fiscalização às associações de proteção veicular. “Essas associações se fazem passar por seguradoras e, sem qualquer fiscalização e sem cumprir as regras do mercado, acabam deixando seus clientes no prejuízo prejudicando a imagem do setor”, disse o diretor executivo, Ramiro Dias.
O secretário manifestou a sua confiança no mercado segurador e disse que vai encaminhar as demandas aos órgãos responsáveis. “Eu sempre fui empresário e consciente da importância dos seguros. Na minha vida faço seguro de tudo, carro, residência, tudo. Nas viagens dos meus familiares também, sempre me certifico se está tudo segurado. Vejo que as reivindicações de vocês são legítimas e vou encaminhar ao secretário de segurança pública (Julio Cezar dos Reis), que é a pessoa no governo que pode encaminhar essas questões legais e de fiscalização”, disse.
Os representantes do Sindseg – PR/MS manifestaram sua gratidão pela atenção do Governo com o mercado segurador e entregaram ao secretário materiais gráficos e um audiovisual contanto um pouco da história do sindicato.