Sonho Seguro – Por Denise Bueno – 01/12/2022 08:59

O furacão Ian e outros eventos climáticos extremos, como as tempestades de inverno na Europa, inundações na Austrália e África do Sul, bem como tempestades de granizo na França e nos Estados Unidos, resultaram em uma estimativa de US$ 115 bilhões de perdas seguradas por catástrofes naturais neste ano até hoje, de acordo com o Swiss Re Institute. 2022 é o segundo ano consecutivo em que as perdas seguradas estimadas totalizam mais de USD 100 bilhões, continuando a tendência de um aumento médio anual de 5-7% durante a última década. A indústria de re/seguros cobriu aproximadamente 45% dos prejuízos econômicos deste ano, indicando uma grande lacuna de proteção em todo o mundo.

“2022 foi mais um ano de aumento da atividade de perdas por catástrofes naturais, e a demanda por seguros está crescendo, pois a lacuna de proteção permanece vasta. Para permitir que o setor de seguros acompanhe a volatilidade e a demanda crescentes, será fundamental modelar as tendências de frequência e gravidade em evolução. Os preços precisam refletir o risco efetivo. Nesse ambiente complexo, a Swiss Re está pronta para oferecer suporte aos clientes com nosso forte balanço, capacidade de risco e experiência”, comentou em nota Thierry Léger, diretor de subscrição do grupo.

O furacão Ian é a catástrofe natural mais cara deste ano, com perdas seguradas preliminares estimadas de US$ 50 a US$ 65 bilhões. O furacão de categoria 4 atingiu o oeste da Flórida no final de setembro com ventos extremos, chuvas torrenciais e tempestades. O Swiss Re Institute estima que seja a segunda perda segurada mais cara nos registros sigma, depois do furacão Katrina em 2005. Isso destaca o potencial de ameaça de um único furacão atingir uma costa densamente povoada, em um ano de furacões benigno. Além disso, em fevereiro, uma série de tempestades de inverno atingiu a Europa e provocou perdas seguradas estimadas em mais de US$ 3,7 bilhões, trazendo esse perigo chave de volta à agenda do setor de seguros.

Este ano também confirma a importância dos perigos secundários: em fevereiro e março, chuvas torrenciais causaram inundações generalizadas na Austrália que, estimadas atualmente em US$ 4 bilhões, é a catástrofe natural mais cara do país. Ao lado de inúmeras tempestades de granizo e trovoadas de pequeno a médio porte nos EUA, a França experimentou a série mais severa de tempestades de granizo já observada, com perdas de mercado seguradas atingindo cerca de 5 bilhões de euros, de acordo com o Swiss Re Institute.

Martin Bertogg, Chefe de Riscos de Catástrofes da Swiss Re, disse: “Eventos climáticos extremos levaram a grandes perdas seguradas em 2022, sustentando um risco em ascensão e desdobramento em todos os continentes. Desenvolvimento urbano, acumulação de riqueza em áreas propensas a desastres, inflação e as mudanças climáticas são fatores-chave em jogo, transformando condições climáticas extremas em perdas cada vez maiores por catástrofes naturais. anos. Na Swiss Re, estamos continuamente adaptando nossos modelos de catástrofes naturais para antecipar explicitamente os riscos de tendência, permitindo-nos ficar à frente da curva e fornecer cobertura sustentável para nossos clientes – como com nosso novo modelo de furacão.”

O setor de seguros está gerenciando o risco de catástrofes naturais, com base na modelagem baseada em simulação de última geração para muitos perigos. No entanto, a experiência de perda de 2022, agravada pelos cinco anos anteriores, enfatiza a necessidade de adotar uma abordagem mais voltada para o futuro para todos os perigos. A disponibilidade de modelos e dados precisa ser aprimorada para perigos secundários, como inundações e granizo, principalmente porque estão aumentando, mas ainda recebem menos atenção do setor.

A Swiss Re atualiza continuamente seus modelos proprietários para incorporar novos insights da ciência, ao mesmo tempo em que acompanha tendências de risco macro, como urbanização, inflação e mudança climática. Por exemplo, inundações causadas por chuvas induzidas por furacões agora são explicitamente modeladas com base em uma visão prospectiva das características da chuva, em vez de médias históricas de chuva de longo prazo. Além disso, métodos preditivos aprimorados foram introduzidos para permitir que a Swiss Re e seus clientes quantifiquem melhor os riscos atuais.