Gerador instalado em estação elevatória de esgoto no Litoral -

Redação Bem Paraná | 14/11/2022 às 09:57

A Sanepar começa nesta semana a instalar geradores de energia elétrica nos sistemas do Litoral preparando-se para a temporada de verão. Serão 33 equipamentos em pontos estratégicos de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná que irão assegurar o funcionamento das unidades de produção e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto, em caso de queda no fornecimento de energia.

Durante a temporada, também serão ativados seis reservatórios modulares (contêineres) com elevatórias de bombeamento e capacidade de 70 mil litros de água cada, distribuídos estrategicamente em pontos mais distantes da rede em Matinhos e Pontal do Paraná. Essas unidades vão se somar aos 17 reservatórios fixos das duas cidades, ampliando para 23,2 milhões de litros a reservação durante a temporada.

Haverá ainda 15 caminhões-pipa que irão levar água tratada aos contêineres e injetar água diretamente na rede de distribuição nas regiões mais críticas. Se necessário, os caminhões-pipa serão acionados para atender desabastecimentos relatados por clientes e registrados no telefone 0800 200 0115. A Companhia faz o monitoramento dos níveis dos reservatórios em tempo real, pelo Centro de Controle Operacional, em todo o sistema do Litoral, podendo utilizar esse reforço.

Essa estrutura temporária visa atender com abastecimento regular moradores e veranistas nos meses de alta temporada e, principalmente, nas festas de fim de ano, quando o consumo diário de água passa dos 32 milhões de litros para cerca de 82 milhões de litros.