O Globo – 03/05/2018Consulta on-line com médico, concierge, assistência técnica para bicicletas, serviço funerário para pets, manutenção de ar-condicionado, help desk para usar celulares e computadores, instalação de varal e luminárias e acompanhante para ir à delegacia em caso de roubo ou furto do veículo. Esses são apenas alguns dos serviços agregados oferecidos pelas seguradoras, relata O Globo.Segundo especialistas do setor, o conceito do seguro, que anteriormente era exclusivamente para proteger o patrimônio de imprevistos, evoluiu para um modelo de serviços, para suprir necessidades do segurado e garantir a fidelidade. E nem sempre o cliente paga mais por isso.“O primeiro ponto é fidelizar o cliente, já que eles utilizam mais os serviços agregados do que o seguro em si. No caso de veículos, somente 10% buscam a seguradora em decorrência de sinistro, mas 35% utilizam os serviços agregados”, explica Pedro Pimenta, da Allianz Seguros.O professor Marcelo Guedes, coordenador do curso de graduação em Administração da ESPM-Rio, diz que empresas de setores relacionados a serviços buscam continuamente identificar formas de se diferenciar no mercado. “Seguro é um serviço, e serviços são intangíveis, podendo, muitas vezes, ser difícil identificá-los como benefícios. O consumidor está mais exigente, o que leva as organizações à busca incessante do valor agregado para o cliente. Na balança, pesam o preço e os benefícios, que deixam de ser apenas funcionais, mas passam a ser também emocionais e sociais”.Fábio Leme, membro da Comissão de Seguros de Automóveis da FenSeg e vice-presidente da HDI Seguros, explica que, como existem muitos perfis diferentes de clientes, as seguradoras optaram por estratégias distintas em relação à oferta desses benefícios. Alguns desses “mimos” estão incluídos no valor do seguro, outros são opcionais.“Quem busca um menor custo pode reduzir o pacote de serviços. Já aquele que quer maior conveniência deve optar por pacotes mais completos. Pagando um pouco a mais, o cliente tem direito a uma gama ampla de serviços. É muito importante acessar as apólices ou os aplicativos de sua seguradora para conhecer tudo o que pode usufruir”, explica.