Por 142visualizações – 25/10/2022 as 12:21

Uma pesquisa da Solera, que está presente em mais de 100 países, apontou que 70% dos clientes do setor de seguros estão dispostos a mudar de seguradora para ter uma melhora experiência digital.

De certa forma, a burocracia entre as seguradoras e o cliente fez com que a experiência do cliente fosse menos satisfatória. A digitalização veio para reverter esse cenário, segundo Silvela.

“Estamos vivendo uma nova era sobre a atenção a experiência do cliente”, comentou Jaime Silvela, diretor da Solera, durante o CQCS Insurtech & Innovation 2022.

Segundo ele, é importante que haja menos esforço do cliente quando ele entra em contato com a seguradora.  “Quando ocorrer o sinistro os clientes precisam voltar à normalidade o mais rápido possível”, exemplificou.

Nesse contexto, a pesquisa destaca que 49% dos clientes estão dispostos a gerenciar sinistros pelo autoatendimento.

Até 2030, segundo a consultoria McKinsey, mais da metade da gestão de sinistro será substituído pela inteligência artificial. 

“Nessa nova era da experiência do cliente, eles querem ter visibilidade e saber o que está acontecendo. 56% querem ter visibilidade do processo e 53% querer uma resolução mais rápida”.

Brasil já está preparado para AI?

Na visão de Silvela, o Brasil está bem preparado porque já investe em AI e, inclusive, está em outra dimensão. Além disso, é um país altamente tecnológico – o 5G já está presente em muitas regiões -, inclusive o setor de seguros investe muito em novas tecnologias. “Brasil é país estratégico para a Solera”.

“A AI não é o futuro, é o presente e está no seu bolso. Não temam a AI”, recomendou Silvela.

O maior evento de inovação da América Latina reúne na manhã de hoje 1,5 mil profissionais do mercado de seguros, no Pro Magno Eventos.