Notícias | 16 de janeiro de 2023 | Fonte: Monitor Mercantil

Montante é 20,8% menor que o registrado no mesmo período de 2021

Relatório divulgado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), apresenta que, no acumulado de janeiro a novembro de 2022, o montante pago em indenizações à população segurada superou os R$ 13 bilhões, cifra 20,8% menor ao desembolsado em igual período de 2021.

Apenas em novembro, esse valor foi de R$ 1,2 bilhão, retração de 2,8% frente ao mesmo período do ano retrasado. A Federação avalia com base nos números que a fase mais drástica da pandemia de Covid-19, cujos efeitos se refletiram no aumento dos sinistros, foi arrefecendo no final de 2021.

De acordo com a Fenaprevi, separados por ramo, os resultados, em novembro, dos seguros de pessoas nos segmentos de Acidentes Pessoais e Funeral se destacaram, com elevações de 30,8% e 38,8%, respectivamente. Ao mesmo tempo, o montante de sinistros pagos em seguros de Vida e Prestamistas — os dois segmentos com as maiores participações —, registraram retrações de 8,9% e de 41,7%. No acumulado ao longo dos onze primeiros meses de 2022, as variações são de -27,7% nos sinistros pagos em seguros de Vida e de -33,5% no caso do seguro Prestamista.

Seguros de pessoas

O relatório da Fenaprevi aponta ainda que os prêmios continuam ganhando fôlego e mantendo a trajetória de crescimento iniciada em meados de 2020 e intensificada com a pandemia. A exemplo de novembro de 2022, os prêmios em seguros de pessoas totalizaram R$ 5 bilhões, um crescimento de 15,8% em relação ao observado no mesmo mês de 2021. No acumulado entre janeiro e novembro de 2022, esse montante foi de R$ 52,8 bilhões, 13,8% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.

Ainda na comparação dos prêmios acumulados em 2022 com o mesmo período de 2021, os ramos que registraram as principais variações positivas foram: Viagem (188,7%), Vida Individual (24,4%) e Doenças Graves (19,3%). Por fim, vale destacar que apenas os segmentos de seguros Dotais e Educacional não registraram crescimento no acumulado de prêmios, com recuos de 6,9% e 28,6% em relação ao mesmo período analisado em 2021.

Números de outubro

O relatório elaborado pela Fenaprevi computando os números até o mês de outubro, com base nos dados da Susep, demonstra que os pagamentos das indenizações de seguros de pessoas no período superaram R$ 1,2 bilhão. O montante é 13,2% maior do que o observado no mesmo mês em 2021. Ou seja, um panorama bem diferente do apresentado no último levantamento.

Já os pagamentos realizados ao longo dos dez primeiros meses de 2022 ficaram 22% abaixo do observado em igual período em 2021, totalizando R$ 11,9 bilhões em sinistros acertados com os segurados.

Separados por ramo de produto, o maior impacto continua sendo percebido no seguro Viagem, que obteve crescimento de 114% no acumulado, ainda como resultado da retomada do setor de turismo. Também se destacam pelo percentual de crescimento no mesmo período os segmentos Doenças Graves (32,4%) e Acidentes Pessoais (16,5%).

Os ramos com as maiores participações registraram recuo em relação ao acumulado nos dez primeiros meses de 2021, com quedas de 29,5% nos seguros de Vida (modalidades individual e coletiva), de 33,2% no Prestamista e 23,6% em Funeral.