Notícias | 14 de março de 2023 | Fonte: CQCS

As recentes alterações regulatórias promovidas pela Susep representam uma virada de página para o seguro garantia no Brasil. A avaliação é do novo CEO da Junto Seguros, Roque de Holanda Melo. Segundo ele, essas mudanças são “em geral, muito positivas” e trazem maior objetividade, transparência e segurança jurídica para a relação Tomador – Seguradora – Segurado. “Soma-se a essas recentes alterações regulatórias, a alteração da Lei de Licitações que, se adequadamente aplicada, poderá elevar o seguro garantia como a única forma de garantia capaz de possibilitar a retomada e conclusão da obra por parte do agente garantidor, sem a necessidade de um novo processo de licitação e aportes adicionais por parte do Estado”, afirma o executivo, em entrevista exclusiva ao CQCS.

Roque Melo diz, ainda, que a Junto Seguros vem trabalhando “arduamente” nos últimos dois anos para cumprir com as normas e lei editadas, bem como oferecer aos seus clientes e parceiros a melhor experiência do mercado. “Seguindo o tradicional pioneirismo, fomos a primeira seguradora do Brasil a estar plenamente apta a emitir garantias conforme a Circular 662/22 da Susep, assim como estamos prontos para emitir garantias conforme a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21)”, assegura.

Ele acrescenta que tudo isso está sendo feito “sem abrir mão das melhores ferramentas de tecnologia”, o que permite à companhia “agregar ainda mais valor ao nosso produto”.

Roque Melo revela que se sente honrado por ser o quarto profissional a assumir a presidência da Junto Seguros. Ele lembra que a história da companhia, em certa medida, confunde-se com a história do seguro garantia no Brasil. “O pioneirismo, as constantes inovações e transformações são apenas algumas das muitas qualidades desta empresa. Não vejo outra palavra que melhor defina meu sentimento por liderar essa empresa formada por pessoas brilhantes, com as quais aprendo diariamente”, resume.

O executivo também se diz pronto para o desafio, especialmente por contar com um time de profissionais altamente qualificados e prontos para fazer ainda mais. Ele adianta que a “maior prioridade no comando da Junto Seguros” será o foco nos colaboradores. “Tenho convicção de que ao garantirmos um ambiente inclusivo, inspirador, motivador, transformador e colaborativo, os resultados serão apenas consequência. E a energia por aqui já está em alta, o que é essencial, pois pretendemos continuar transformando o mercado de seguros no Brasil”, pontua Melo.

Confiante, ele assegura ter a convicção de que a seguradora atingirá a “melhor forma” nos próximos anos. Para tanto, foram definidas “metas realmente ousadas” para um time coeso e de alta performance. “Nos últimos dias, aliás, tivemos um momento incrível com a liderança da empresa e, quando discutíamos exatamente quão desafiadores são nossos objetivos e prioridades para os próximos anos, pude transmitir ao time os motivos pelos quais tenho tanta confiança de que alcançaremos cada meta traçada, e superaremos cada desafio que venha a se impor”, informa.

Sobre novidades para 2023, ele cita a nova versão da ferramenta “Fidelize”, que foi, inclusive, um dos vencedores do Prêmio de Inovação da CNSEG em 2022. Essa nova versão tem “muito mais a agregar” para os parceiros de negócio. “Trata-se apenas da primeira novidade que lançaremos no ano de 2023. Temos muito mais ainda e nossos clientes e parceiros podem esperar outras e boas novidades ainda este ano”, conclui.