Revista Cobertura – Por 67 visualizações – 23/01/2023 as 16:46

O seguro pra Vida, da BB Seguros, vem contribuindo para a democratização do mapeamento genético ao tornar o exame acessível. Considerado sofisticado e oneroso, é disponibilizado como um benefício premium para os segurados do plano Vida Total. O exame oferece dados sobre a ancestralidade e peculiaridades do corpo, como propensão à obesidade e ao tabagismo, e outras informações relacionadas à saúde e ao bem-estar.

“Ter consciência de suas origens e de como funciona seu corpo colabora com o autoconhecimento, o que pode levar a uma vida mais plena, tanto do ponto de vista da saúde física quanto da saúde mental, essenciais para uma vida saudável e longeva”, afirma Fabiana Gianetti, Gerente Executiva de Assistências e Benefícios da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Por meio da análise de mais de 700 mil variantes genéticas, o mapeamento genético traz informações sobre a ancestralidade global e materna, revelando o início da jornada do DNA analisado, há mais de 50 mil anos, e as porcentagens de DNA europeu, africano, indígena e asiático presentes na amostra investigada.

Em relação à saúde, fornece informações como propensão ao alcoolismo, tabagismo e obesidade, deficiência de vitaminas importantes como B6 e D, facilidade para adquirir massa muscular e conseguir manter o peso, e ainda sobre resistência física e eficácia da dieta low carb, por exemplo. Também oferece dados, do ponto de vista da genética, sobre a capacidade de trabalhar sob pressão, preferência por hábitos diurnos ou noturnos, habilidade matemática e tendência à diabetes tipo 2 e à longevidade.

“Assim como o check-up médico se consolidou como um serviço preventivo fundamental à saúde, o mapeamento genético está assumindo esse papel, ajudando no cuidado e alcance da longevidade com qualidade de vida”, diz a executiva.

Esse benefício premium pode ser renovado no ano seguinte da vigência da apólice, sem necessidade de nova coleta do DNA. Por meio do material já coletado, novos relatórios são enviados mensalmente, com informações como resposta do organismo a medicamentos, hiperatividade, ansiedade, sinais de autismo, distúrbios do sono, tempo de sono necessário para descanso, risco de dermatites, sensibilidade à gordura saturada, capacidade cardiorrespiratória, resposta do corpo ao exercício, capacidade de aprender com os erros e preferência por doces.