Revista Apólice – 22 de maio de 2018 12:17
O Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) lança, no dia 28 de maio, a CâmaraSIN – Câmara de Mediação e Conciliação Sincor-SP. Criada para solucionar conflitos de maneira consensual, a Câmara especializada em seguros conta com mediadores e conciliadores habilitados na corretagem de seguros, e associados ao Sindicato. Mesmo diante da ampla atuação nas diversas áreas de seguros, a Câmara abrangerá outras áreas passíveis de conflitos.
Para o presidente do Sincor-SP, que também estará na presidência da CâmaraSIN, Alexandre Camillo, esta é mais uma ação que demonstra o empreendedorismo defendido pela instituição. “A CâmaraSIN trará reconhecimento à nossa entidade e à relevância da categoria, além de auxiliar pessoas físicas ou jurídicas a solucionarem conflitos, sem precisarem recorrer à Justiça comum”, afirma.
Diferentemente do processo judicial, que tende a ser burocrático e moroso, além de demandar altos custos, através da conciliação ou mediação, os casos são tratados com praticidade e agilidade, e os valores são reduzidos. Isso porque a Câmara funciona como intermediadora entre as partes que possuem um conflito. O mediador/conciliador conduz o procedimento para que os próprios envolvidos encontrem soluções adequadas para o problema apresentado, sem a necessidade de julgamento por um terceiro (juiz ou árbitro).
Camillo explica que para ser um parceiro da instituição, o corretor de seguros associado deverá passar por um curso de formação na área, cujo treinamento já é disponibilizado pela Câmara, em parceria com a Centro Mediar & Conciliar e a Unisincor. “A CâmaraSIN é um centro formado por especialistas neutros, em que as pessoas poderão levar seus conflitos comerciais e pessoais, tendo como diferencial a intermediação de corretores de seguros e, consequentemente, a especialização na área securitária”, destaca.
Funcionamento
O funcionamento da CâmaraSIN iniciará imediatamente com o seu lançamento, das 8h30 às 17h30, no centro de São Paulo, e também nas 30 Regionais do Sincor-SP.
Fonte:

Setor ganha Câmara de Mediação e Conciliação