O Sindicato das Seguradoras do Paraná e de Mato Grosso do Sul promoveu um almoço comemorativo aos seus 95 anos de atividade na última terça-feira (03/12), em Curitiba. O evento teve a presença de autoridades do mercado de vários estados do Brasil, presidentes de seguradoras e de entidades representativas do setor.

A presidente em exercício do Sindseg – PR/MS, Ileana Moura, agradeceu a presença de todos e fez uma extensa homenagem ao presidente do Sindicato, João Gilberto Possiede, que está em licença médica.

Mauro Batista, presidente do Sindseg – SP, entregou uma placa em homenagem aos 95 anos do Sindseg – PR/MS destacando também todo o seu respeito e consideração pela instituição, diretoria e, em especial, “pelo amigo João Possiede”.

Um quadro com a imagem de Possiede foi entregue pelo presidente da Sincor – PR, Wilson Pereira, como homenagem da instituição representativa dos corretores ao Sindseg– PR/MS.

O Secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, representou o governador do Paraná Carlos Massa Jr no evento. Disse se sentir muito confortável no ambiente uma vez que atuou por muitos anos em seguradora e inclusive já foi dirigente da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Garcia parabenizou o Sindseg – PR/MS pelo aniversário e disse que “o Estado do Paraná vive um bom momento econômico, podendo tomar empréstimos de instituições financeiras com os juros mais baixos já registrados para promover os investimentos que o estado precisa”.

Durante a cerimônia foram apresentados dois vídeos produzidos pelo Sindseg – PR/MS que mostram as belezas naturais e a pujança econômica dos dois estados que o sindicato representa, destacando a inserção do seguro no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Também foi entregue uma placa em homenagem do Sindseg – PR/MS a uma empresa de assessoria em seguros que participou da fundação do Sindicato em 1924, e que está em operação até hoje no Rio Grande do Sul, a Livonius Seguros.

Entre os dirigentes de seguradoras que prestigiaram o evento, estava o presidente da Centauro-on, Ricardo Teixeira; o presidente da Junto Seguradora, Leonardo Boguszewski; o presidente da Sancor Seguros, Leandro Poretti; o presidente da Bradesco Seguros, Vinicius Albernaz; e o chairman da Berkley internacional Brasil, José Risden.

Das entidades representativas do mercado, prestigiaram o aniversário do Sindseg – PR/MS o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar; o presidente do instituto Superior de Seguros Brasil, Cesar Oliveira; o vice-presidente da Fenacor, José Antônio de Castro; o presidente do Sindseg/RS, Guacir Bueno; o presidente do Sincor-MS, Arnol Lemos Filho; a presidente do Sindicato dos Securitários do Paraná, Regina de Freitas; o representante da Comissão de Direto Securitário da OAB/PR, Reinaldo Aronis; a representante da Comissão de Direito Securitário da OAB/MS, Gaya Schneider; os representantes do Sindseg –PR/MS em Campo Grande, Fernando Ribeiro e Marcos Rodriguez, além dos representantes do sindicato no Paraná.

Também foi registrada a presença do presidente da associação comercial do Paraná, Glaucio Geara, e do comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Mário do Carmo.

Representatividade

O Sindseg – PR/MS é um dos mais tradicionais sindicatos regionais do Brasil. Reúne 19 das grandes seguradoras em atividade no país e tem duas sedes, em Curitiba/PR e Campo Grande/MS. É um sindicato que já foi presidido por figuras de bastante representatividade e projeção nacional, como Mário Petrelli (1965 – 1967), ex-governador do Paraná, e nos últimos anos, por João Gilberto Possiede – “O homem seguro” – como foi retratado em sua biografia o ex-presidente da Junto Seguros e um dos pioneiros do seguro garantia no Brasil. O mandato de Possiede termina em fevereiro de 2020.

Trajetória

A entidade iniciou as atividades em 1924 ainda com o nome de “Comitê Local Paranaense de Seguros”. No ano de 1949 foi alterada a nomenclatura para “Associação das Empresas de Seguros Privados e Capitalização do Paraná”, sendo que a Carta Sindical foi concedida em 17 de dezembro de 1952. Já em março de 2007, com a necessidade de criar uma confederação representativa do setor (CNSeg), o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar a área de abrangência do sindicato alterando novamente o nome para Sindseg – PR/MS.

Atuação

O Sindseg – PR/MS tem várias frentes de atuação. Acompanha o processo legislativo dialogando com os parlamentares quando surgem iniciativas prejudiciais à livre iniciativa. Atua na área jurídica no combate à clandestinidade (tem mais de 20 ações contra associações de proteção veicular), Realiza parcerias com órgãos de trânsito para a execução de campanhas de prevenção de acidentes, além de apoiar também o trabalho da polícia no combate aos furtos e roubos de veículos. Promove e participa de eventos em parceria com a OAB buscando alinhar a interpretação das leis e da jurisprudência com a realidade do setor. Faz a interlocução do mercado regional com os Poderes constituídos e com a imprensa, entre outras ações.