Nossa História

Conheça a rica história do Sindseg PR/MS

Nossa História

Fundado em 1924, o Sindseg PR/MS possui uma rica e importante história, escrita por profissionais de destaque em nosso mercado de seguros.

Acompanhe, na Linha do Tempo, os momentos mais marcantes da nossa história.

Download - Baixe os livros com a história completa do Sindseg PR/MS

Sindseg PR/MS 90 Anos

Baixe gratuitamente o livro que conta a história do Sindseg PR/MS, lançado durante as comemorações dos 90 anos da entidade.

Sindseg PR/MS 95 Anos

Baixe gratuitamente o livro em comemoração aos 95 anos do Sindseg PR/MS, que destaca as ações e o papel do sindicato ao longo de sua história.

Linha do Tempo - Fatos marcantes da história do Sindseg PR/MS

1924

Fundação do Sindseg

Fundação Comitê Mixto Paranaense e Santa Catarinense de Seguros

Em 28 de agosto de 1924, foi realizada a reunião oficial de fundação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros, entidade precursora do sindicato.

1926

Primeiro Regulamento

Aprovação do primeiro Regulamento da entidade

Na reunião do dia 05/08/1926 foi aprovado o primeiro Regulamento do Comitê, tendo como base o Regulamento elaborado pela Comissão Mixta Central, formada pela Associação das Companhias de Seguros, em conjunto com a Fire Offices Committes (Foreign) e a American Foreign Insurance Association.

1928

Separação do Comitê

Separação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros

Em 1928, o Comitê é separado, sendo criado um para cada Estado: o Comitê Paranaense Seguros e o Comitê Catharinense de Seguros.

Primeira Reunião

Primeira reunião do Comitê Paranaense de Seguros

A primeira reunião (e primeira Ata) do Comitê Local Paranaense de Seguros aconteceu em 17 de janeiro de 1928, e sua primeira Diretoria foi eleita em 10 de julho de 1928, encabeçada por Carlos Quentel.

1936

Catarina Holzmann

A mais longeva funcionária do Sindicato

A história da descendente de Russos Catarina Holzmann com o Sindicato começa em 1936, ainda no Comitê Paranaense de Seguros, quando, aos 14 anos, é contratada, durante a gestão de Henrique Jouve.
Ela deixaria o Sindiseg/PR apenas em 1991, após 55 anos de trabalho, tendo se tornado uma verdadeira lenda dentro do mercado de seguros paranaense.

1949

Criação da Associação

Na Gestão de Cesar Guimarães Correia é criada a Associação

Em Assembleia Geral do Comitê Local Paranaense de Seguros, convocada pelo então Presidente da entidade, Cesar G. Correia, e ocorrida no dia 16 de setembro de 1949 com a presença de quarenta e cinco associados, ficou aprovada a instalação da Associação das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado do Paraná, primeiro passo para que fosse requerida, junto ao Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, segundo previa a legislação, a transformação da recém-formada Associação em Sindicato de Classe.

1952

Carta Sindical

Enfim, o Sindicato!

No dia 17 de dezembro de 1952, foi expedida a Carta Sindical, onde o Dr. José de Segadas Viana, Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, finalmente assinava o Diploma que aprovava os Estatutos e reconhecia a Associação como Sindicato das Empresas de Seguros e Capitalização no Estado do Paraná.

1953

Primeira Diretoria

Eleição da primeira Diretoria do Sindseg/PR

Em janeiro de 1953, foram convocadas as eleições para a escolha da primeira Diretoria do Sindiseg/PR.
A eleição aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1953, e Anacleto Theogenes Carli foi eleito o primeiro Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros e Capitalização no Estado do Paraná.
A posse da Diretoria aconteceu no dia 08 de maio de 1953.

1967

Sede Própria

Inauguração da primeira Sede Própria

O Sindicato das Empresas de Seguros do Paraná e Mato Grosso do Sul teve apenas três Sedes em todos estes anos.
A primeira (e atual) Sede Própria foi inaugurada em 1967, na gestão de Mário Petrelli.

1977

25 Anos do Sindseg/PR

Comemoração dos 25 anos do Sindseg/PR

Em 13 de dezembro de 1977, um evento marcou os 25º aniversário de fundação do Sindicato, contados a partir da assinatura da Carta Sindical, em 17 de dezembro de 1952.
O evento reuniu grandes personalidades do Mercado de Seguros Paranaense da época.

1981

Hamilcar Pizzatto

Era Pizzatto

Em 1981, Hamilcar Pizzato assume a Presidência do Sindseg/PR. Figura marcante e de personalidade forte, Pizzatto teve um importante papel no desenvolvimento e posicionamento da entidade no mercado de seguros do Paraná.
Por força dos Estatutos do Sindicato, em 1991 ele é obrigado a deixar a Presidência. Em seu lugar, assume o Vice-Presidente da Entidade, Armin Frentzel.

1993

João Gilberto Possiede

João Gilberto Possiede assume a Presidência

Em 1993, João Gilberto Possiede é eleito Presidente do Sindiseg/PR, e toma posse no dia 07 de junho daquele ano.
Começava, ali, uma nova, importante e produtiva fase do Sindiseg/PR.

Primeira Reunião-Almoço

Em 1993, a primeira Reunião-Almoço

A primeira Reunião-Almoço promovida pelo Sindseg/PR, inicialmente marcada para acontecer no dia 16 de agosto de 1993, teve de ser postergada para o dia 23 daquele mês, para poder se adequar à agenda do primeiro convidado especial e palestrante do evento, João Elísio Ferraz de Campos, então Presidente da Fenaseg.
Aquela primeira Reunião-Almoço aconteceu no Restaurante do SESC, em Curitiba, e contou com a presença de 54 pessoas.

Fax Seguros

Lançamento do Fax Seguros Paraná

Em 1993, o Sindseg/PR lançou o Fax Seguros – Paraná, seguindo os moldes do Fax Seguros produzido pela Fenaseg na época. O canal de comunicação mantinha o mercado local à par do que acontecia no mercado nacional, trazendo o que de principal havia sido discutido nas reuniões da Fenaseg.
A primeira edição do Fax Seguros – Paraná foi transmitida no dia 12 de agosto de 1993.

1994

70 Anos do Sindseg/PR

Comemoração dos 70 Anos do Sindseg/PR

Em 1994, ao completar 70 anos, o Sindseg/PR promoveu, para comemorar a data, uma série de ações no intuito de resgatar e registrar a história da Entidade.

Livro dos

70 Anos

Lançamento do Livro "História do Seguro do Paraná

Uma dessas ações foi a publicação do livro “História do Seguro do Paraná”, onde registra não só a história da fundação da Entidade, como também das pessoas e empresas que fizeram parte do Sindicato e do Mercado de Seguros Paranaense.

Galeria dos

ex-Presidentes

Inauguração da Galeria dos ex-Presidentes do Sindseg/PR

Ainda dentro deste contexto, o Sindiseg/PR inaugurou a Galeria dos ex-Presidentes da Entidade, reunindo as fotos dos ex-Presidentes desde a transformação da entidade em Sindicato, em 1952.

Auditório Hamilcar Pizzatto

Reinauguração do Auditório do Sindseg/PR

Ainda durante as comemorações dos seu 70 anos, o Sindseg/PR reinaugurou o Auditório da sede da entidade, que passou a se chamar Hamilcar Pizzatto, em homenagem ao ex-Presidente do sindicato e uma das grandes personalidades do Mercado de Seguros do Paraná.

1995

Fóruns Jurídicos do Seguro

Difundindo e debatendo o Direito do Seguro

O Sindseg PR/MS vem mantendo, já há muito anos, um ótimo relacionamento com o Sistema Judiciário.
Desde os anos 90, a Entidade patrocina e coorganiza, em parceria com o Poder Judiciário, os Fóruns Jurídicos do Seguro.
Os eventos, que contam com a participação de profissionais e autoridades do Mercado de Seguros, advogados especializados em Direito do Seguro, Ministros do Superior Tribunal Federal, Juízes, Magistrados e Desembargadores, vêm colaborando para o entendimento, por parte do Poder Judiciário, do funcionamento e nuances do Mercado de Seguros, proporcionando uma visão mais técnica e embasada por parte dos Juízes, Desembargadores, Promotores e Advogados.

1998

Primeiro Site

O Sindseg/PR estréia na Internet

Em 14 de julho de 1998, o Sindseg/PR estreia na Internet.
Seu primeiro site, criado pela MPA Multimídia, foi ao ar com o endereço www.sindisegpr.com.br, trazendo o histórico da entidade, Diretoria, serviços, eventos, galeria de fotos e a íntegra dos Fax Seguros Paraná.

2001

Homenagem

50 Anos

50 anos de atuação no mercado de seguros

Em 2001, o Sindseg/PR promoveu evento homenageando àqueles profissionais com mais de 50 anos de atuação no Mercado de Seguros do Paraná até aquela data.
A homenagem aconteceu no dia 24 de setembro de 2001, no Clube Concórdia, e contou com a presença de mais de 250 pessoas.
Os homenageados foram: Lino Oyola, Alceu dos Santos, Leo Alceu Hatschbach, Manoel da Silva Machado, Dênio Leite Novaes, João Gilberto Possiede, Antônio Constantino Volkov, Amaury Nogueira Freire Gameiro, Renato Bechara Amim, Dirceu Werneck de Capistrano, Djalma Paiva do Nascimento, Joaquim Garcia de Campos, Joaquim Machado e Luiz Carlos Moscardini, além de João Elísio Ferraz de Campos, Miguel Junqueira Pereira e do Desembargador Dr. Munir Karam.

Capital do Seguro

Reunião da Fenaseg acontece na sede do Sindseg/PR

Ainda em 2001, Curitiba se tornou a Capital do Seguro.
Naquele dia 07 de dezembro de 2001, toda da cúpula da Federação Nacional das Empresas de Seguros (Fenaseg) esteve na Capital Paranaense para uma reunião da Federação, realizada na sede do Sindiseg/PR.
O Sindiseg/PR foi novamente anfitrião de uma reunião da Fenaseg no dia 25 de agosto de 2003.

2002

Novo Código Civil

O novo Código Civil Brasileiro entrou em vigor em 11/01/2002

Para explicar e debater qual o impacto do novo Código Civil no Mercado de Seguros, o Sindiseg/PR promoveu, no final de setembro de 2002, no Hotel Bourbon, um dos eventos mais importantes e concorridos realizados naquele ano no Mercado de Seguros paranaense.
O Seminário sobre o Novo Código Civil, promovido em conjunto pelo Sindiseg/PR, Funenseg e Sincor/PR, reuniu mais de 500 pessoas, e contou com debatedores do calibre de Ricardo Bechara Santos e Luiz Felipe Pellon, muito bem acompanhados dos advogados paranaenses Luiz Carlos Checozzi e Antonio Carlos Cordeiro, especialistas em Direito Securitário.

2007

Mato Grosso do Sul

O Sindseg chega ao Estado do Mato Grosso do Sul

Por determinação da Fenaseg, o Sindicato das Empresas de Seguros do Paraná passou a ter abrangência, também, sobre as seguradoras atuantes no Estado do Mato Grosso do Sul. No dia 12 de março de 2007, em Campo Grande/MS, o Sindseg/PR, agora, Sindseg PR/MS, oficializava sua atuação no Estado de Mato Grosso do Sul, realizando a primeira reunião oficial do Sindicato naquele Estado.

Nova Primeira Diretoria

A primeira Diretoria do novo Sindseg PR/MS é empossada

Com o Sindicato das Seguradoras do Paraná passando agora a abranger também o Estado de Mato Grosso do Sul, a eleição da nova Diretoria da entidade provocou um fato tanto curioso quanto histórico: a posse, em abril de 2007, da primeira Diretoria do novo Sindseg PR/MS.

Representantes

Surge a figura dos Representantes

Com a criação do núcleo de atuação do Sindseg PR/MS em Campo Grande/MS, surgiu, devido à distância, a necessidade do sindicato ter uma pessoa mais próxima do novo mercado. A solução encontrada foi a de nomear dois profissionais, dentre as seguradoras associadas, para representar a entidade no Estado do Mato Grosso do Sul.
Dessa iniciativa surgiu a ideia, imediatamente posta em prática, de nomear representantes da entidade também nas principais cidades do Paraná (Londrina, Ponta Grossa, Maringá e Cascavel).
Nascia, então, o cargo de Representante do Sindseg PR/MS.

2009

Programa Viver Seguro

O maior programa de eventos de divulgação do Mercado de Seguros da história

Em 2009, durante todo o ano, o Sindseg PR/MS promoveu o Programa Viver Seguro.
Voltado para o empresariado e para a população em geral e elaborado pela CNseg/Fenaseg, o Programa teve como objetivo demonstrar aos empresários e à população paranaense as vantagens e benefícios que o seguro pode trazer para vida de todos.
No total, foram mais de 16 mil pessoas alcançadas pela iniciativa, em 19 cidades paranaenses.

2011

87 Anos do Sindseg PR/MS

Comemoração dos 87 Anos do Sindseg PR/MS

A terceira vez que o Sindseg comemorou seu aniversário foi em 2011, quando completou 87 anos, desta vez contando-se da criação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros, em 1924. O evento, realizado no Buffet du Batel, em Curitiba/PR, aconteceu no dia 29 de agosto daquele ano e reuniu cerca de 400 convidados.

2014

90 Anos do Sindseg PR/MS

Comemoração histórica dos 90 Anos do

Sindseg PR/MS

Em Curitiba/PR, exatamente no dia de sua fundação (28 de agosto), o Sindseg PR/MS reuniu cerca de 400 convidados no famoso Castelo do Batel, entre eles dois ex-Presidentes da entidade – Mário Petrelli e Adolpho de Oliveira Franco Jr. –, além de várias autoridades, profissionais e personalidades do mercado de seguros de todo o país, para comemorar seus 90 anos.
Em Campo Grande/MS, o Sindseg PR/MS promoveu um jantar em comemoração aos 90 anos da entidade no dia 23 de outubro, que reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre seguradores, corretores de seguros e autoridades locais.

Livro dos

90 Anos

Lançamento do Livro dos 90 Anos do

Sindseg PR/MS

Para marcar e registrar em definitivo a história do Sindseg PR/MS, a entidade publicou o livro “Sindseg PR/MS – 90 Anos”, escrito por Júlio Filho, editor da Seguros em Foco.
Lançado durante o evento em comemoração aos 90 anos do sindicato, o livro conta a rica história do Sindseg PR/MS, desde a criação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros, em 1924, até 2014, registrando oficialmente os momentos marcantes e históricos da entidade.

Você pode baixar gratuitamante sua cópia do livro logo acima, nesta página.

2017

Preservando a História

Museu do Clube da Bolinha do Paraná e do Clube da Pedrinha do Paraná

No início de 2017, o Sindseg PR/MS abriu espaço em sua sede de Curitiba para receber os acervos de duas grandes Confrarias do mercado, o Clube da Bolinha do Paraná e o Clube da Pedrinha.
Fundados há mais de 50 anos, os Clubes trazem em seu acervo um rico material, como fotos, documentos, livros e atas, com os quais é possível compreender como era o mercado de seguros em diversos momentos desse período, além de preservar na memória os nomes de grandes personalidades que atuaram no mercado.

Sede em Campo Grande/MS

Inauguração da sede avançada em

Campo Grande/MS

Em 12/05/2017, o Sindseg PR/MS obteve mais uma conquista com a inauguração da sua sede em Campo Grande/MS, instalada em região privilegiada na Capital Sul-Mato-Grossense.
Institucionalmente, a nova sede do sindicato em Campo Grande aproximou ainda mais a entidade do mercado local e das autoridades, permitindo uma maior interação, agilizando as ações da entidade e facilitando o trabalho de interlocução das seguradoras com as várias instâncias de governo e demais entidades no Estado.

2019

95 Anos do Sindseg PR/MS

Emoção e homenagens nos 95 Anos do

Sindseg PR/MS

Uma clima diferente marcou os 95 anos do Sindseg PR/MS. A comemoração do aniversário da entidade estava marcada, originalmente, para 28 de agosto, dia oficial da fundação. Pouco antes da data, infelizmente, um problema de saúde acometeu o então Presidente do sindicato, João Gilberto Possiede, e a festa teve de ser adiada.
O evento acabou acontecendo no dia 03/12/2019. Mesmo após pouco mais de três meses, João Gilberto Possiede não pôde comparecer, por recomendações médicas. Durante o evento, conduzido pela Presidente em exercício do Sindseg PR/MS, Ileana Iglésias Teixeira Moura, várias foram as homenagens ao Presidente da entidade.

Livro dos

95 Anos

Lançamento do Livro dos 95 Anos do

Sindseg PR/MS

O evento que comemorou os 95 anos do Sindseg PR/MS marcou, também, o lançamento do livro “Sindseg PR/MS – 95 Anos”, escrito pelo jornalista Júlio Filho, editor da Revista Seguros em Foco, que retrata as principais ações do sindicato em seus 95 anos de atuação, além de resgatar alguns fatos curiosos da história da entidade.

Você pode baixar gratuitamante sua cópia do livro logo acima, nesta página.