lojacorr 20 horas atrás

De Norte a Sul do país, o seguro se manteve em alta. Apesar das recentes crises e mudanças econômicas, esse setor esteve em constante crescimento, ressaltando-se no mercado e provocando mais adesão de empresas e pessoas

Entre os destaques está, principalmente, o Seguro de Vida que ganhou força durante a pandemia e tem demonstrado grande evolução este ano. Nas regiões Centro-Oeste e Sul, outro ramo também cresceu, o Seguro Agro. Um dos seguros que mais foram adquiridos e estão em constante desenvolvimento, principalmente focado em RD Equipamentos. Já na região Sudeste, o Seguro de Vida também é o grande “carro chefe” ao lado do Seguro Residencial, garantindo maior cobertura, mix de carteira e demonstrando maior preocupação das pessoas com a saúde. No Nordeste, os produtos massificados se mantêm em alta: Automóvel, Condomínio, Residencial, Empresarial, Riscos Diversos e  Responsabilidade Civil. Todos são foco de crescimento e devem manter expectativas altas para 2023.

Centro-oeste

No Centro-Oeste do país, que abrange os estados de Goiás, Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), mais o Distrito Federal, os seguros do agronegócio crescem rapidamente. André Moreno, Diretor Regional SP Centro Norte da Rede Lojacorr explica que o destaque no agronegócio deste ano ocorreu principalmente no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, sejam eles seguros de equipamentos, colheitadeiras, plantadeiras e tratores. Para o diretor, esse tipo de seguro teve crescimento também devido a tecnologia desenvolvida pelos produtores rurais que tornou a região campeã em produtividade. Além do agro, André Moreno também aponta outros ramos do centro-oeste que se manterão em crescimento. “Saúde, benfeitorias, penhor rural e RD equipamentos passam por um forte crescimento devido a pujança e economia aquecida”, explica.

Centro-Sudeste

Os seguros de pessoas também ganharam espaço no Centro-Sudeste do Brasil. De acordo com Antonio Carlos Fois, Diretor Regional Centro Sudeste da Rede Lojacorr, esse mercado dobrou de tamanho nos últimos cinco anos e acelerou nos últimos dois anos em função da pandemia. “As companhias decidiram oferecer a cobertura para Covid no seguro de vida e isso também contribuiu para alavancar ainda mais o seguro de pessoas”, explica. Fois relata que nessa região a comercialização do seguro de pessoas continua em ascensão. “Inclusive pelo fato do aumento da oferta em função de mais corretores se capacitando para distribuir esses produtos”, conta.

Fois também aponta que o Seguro Residencial, cujas vendas foram destaques no primeiro semestre de 2022, continuará crescendo de forma significativa até o final do ano e o Seguro Auto ainda é a principal carteira da grande maioria dos corretores de seguros de varejo. André Moreno explica que no Centro-Oeste, esse seguro corresponde a pouco mais de 50% da carteira dos corretores e, segundo Fois as seguradoras continuam criando novos produtos visando atrair novos consumidores.

Norte-nordeste

Na região, os seguros em destaque são principalmente de produtos massificados. “Na nossa região existe uma característica muito forte nos seguros de Automóvel, Condomínio, Residencial, Empresarial, Riscos Diversos e  Responsabilidade Civil. Além deles, o Seguro de Vida não para de crescer”, explica Eucrésio Neto, Diretor Regional Norte Nordeste da Rede Lojacorr. Outro segmento que vem se desenvolvendo bem no mercado Norte e Nordeste é o de Saúde. Neto destaca que tanto o individual quanto os seguros para pequenas empresas e empresariais são constantemente buscados.

Uma das estratégias da região para o próximo ano é tornar os seguros mais acessíveis para as classes econômicas C, D e E, com oferta de seguros cada vez mais massificadas e com menores custos e amplitude de coberturas. E com as classes A e B, que já são os principais consumidores de seguro, o desafio é intensificar a necessidade para aquisição cada vez mais de produtos de proteção patrimonial e de pessoas.

Sul

No Sul, segundo o Diretor Regional Sul da Rede Lojacorr, Ernani Lepchak, o automóvel continua tendo a maior porcentagem no mix na carteira de seguros, entretanto aponta ainda que há outros ramos se destacando. “Vemos uma evolução significativa em segmentos como o residencial, vida, RD equipamentos e o Agro, logicamente até em função do perfil de nossa região estar voltada para o agronegócio”, explica Ernani.

Sobre o perfil de pessoas que mais adquiriram o seguro nesta região, Ernani destaca que o que mais aparece são de homens acima dos 40 anos, mas apesar desta definição, o diretor relata ainda que há uma tendência das mulheres no mercado. “Nota-se claramente a preocupação e procura das mulheres por seguros não somente de automóveis, mas outros ramos como vida e saúde. Convém ressaltar que o público jovem, sejam estes homens ou mulheres, também encontra-se em evolução”, afirma.

Para 2023 a expectativa da região é ir além das coberturas tradicionais, muito em função da tecnologia. Ernani fala da procura de seguro para pets e a telemedicina como um produto em destaque. “Portanto, o ano que se aproxima nos apresenta enormes possibilidades de crescimento, nunca esquecendo da busca pelo resultado bem como, da entrega de produtos e serviços com qualidade e preços justos ao consumidor final”, finaliza.