CQCS – Notícias | 31 de maio de 2023 | Fonte: Insurtalks – Reprodução: Poder 360
O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a oferta de seguros de sua empresa já causou uma impressão significativa no mercado, com outras grandes seguradoras de automóveis sendo forçadas a oferecer taxas melhores para veículos da Tesla.
Falando durante uma teleconferência de resultados do quarto trimestre da Tesla, Musk também falou sobre os custos de reparo “excessivamente altos” que a empresa está tentando minimizar por meio de sua incursão no mercado de seguros.
A Tesla reportou receita de US$ 24,32 bilhões no quarto trimestre, incluindo receita automotiva de US$ 21,3 bilhões, embora suas margens brutas automotivas tenham sido as mais baixas dos últimos cinco trimestres, de 25,9%.
Atualmente, a empresa não está fornecendo detalhes financeiros específicos de seu nascente negócio de seguros, que foi lançado no ano passado e usa dados de comportamento de direção em tempo real para determinar os termos da apólice para motoristas da Tesla.
Mas o CFO Zach Kirkhorn confirmou durante a teleconferência de resultados da empresa que o negócio de seguros estava com uma taxa anual de prêmios de $ 300 milhões no final do ano passado e está crescendo a uma taxa de 20% por trimestre.
“Está crescendo mais rápido do que o crescimento do nosso negócio de veículos”, observou.
Nos estados em que a Tesla opera, uma média de 17% dos clientes está usando o produto Tesla Insurance, disse Kirkhorn, acrescentando que o número continua aumentando à medida que passa mais tempo nesses mercados.
“Vemos que a maior parte da adoção ocorre quando as pessoas recebem um carro novo, pois estão contratando o seguro pela primeira vez, em vez de voltar e trocar quando já têm o seguro configurado”, explicou ele. “Portanto, há uma rigidez inerente no negócio de seguros.”
Analistas do Morgan Stanley previram, juntamente com o lançamento da Tesla Insurance, que ela poderia representar uma ameaça de longo prazo para a indústria de seguros de automóveis dos EUA devido à sua sofisticação de preços e estratégia de distribuição.
Portanto, essas previsões agora podem ser apoiadas pelo forte crescimento que a oferta da Tesla tem visto até agora e pelos comentários de Musk de que o produto já está começando a impactar os preços dos concorrentes.
“O fato de a Tesla operar o seguro para nossos carros a uma taxa competitiva faz com que as outras seguradoras de automóveis ofereçam taxas melhores para os Teslas”, explicou Musk. “Então, tem um efeito maior do que você pensa porque melhora o custo total — ou os custos de seguro mesmo quando não usam Tesla Insurance, porque agora os gigas do mundo têm que competir com a Tesla e não podem cobrar um seguro exorbitante para os Teslas. Então, é ótimo.”
O outro benefício da oferta de um usuário Tesla e perspectiva operacional é o “ciclo de feedback” que fornece para minimizar o custo de reparo para Teslas em todo o mundo, continuou ele.
“Obviamente, queremos minimizar o custo de consertar um Tesla em caso de colisão e para a Tesla Insuranc”, disse Musk. “E antes, não tínhamos uma boa percepção disso porque as outras seguradoras cobririam o custo. E, na verdade, o custo, em alguns casos, era excessivamente alto.”