Valor Econômico – 26 de Fevereiro de 2020

O Valor Investe destaca que as vendas de veículos “maduros” e “velhinhos” cresceu em 2019, em contraponto a quedas nas vendas de seminovos e usados “jovens”, informam dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores).

“Maduros”, segundo a Fenauto, são carros, motos e caminhões com tempo de uso entre 9 e 12 anos. Esse segmento teve alta de 13% nas vendas no ano passado, na comparação com 2018.

Já os “velhinhos” são os carros, motos e caminhões com mais de 13 anos de uso; essa fatia teve alta de 5,6% nas vendas em 2019 frente ao ano anterior.

Em paralelo, os seminovos (com tempo de uso entre zero e três anos) tiveram queda de 6,8% no total de vendas, e os usados “jovens” (entre quatro e oito anos) experimentaram redução de 1,1% nas vendas.

Mesmo com essas quedas, os aumentos nos veículos com mais rodagem foram suficientes para elevar as vendas de todo o segmento de seminovos e usados em 2,2% em 2019.

No ano passado, as vendas de veículos em geral – leves, pesados, seminovos e usados – cresceu 10,48%, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), e atingiu 9,4 milhões e unidades. Esse número, vale ressaltar, não inclui o total de vendas de veículos zero km.

No embalo, seminovos dominam seguros em janeiro

O crescimento recente no segmento de seminovos e usados já gera reflexos no mercado de seguros. Os veículos com tempo de uso entre zero e dez anos responderam por mais de 70% das 386 mil cotações efetuadas em janeiro.

Os dados são de um levantamento da TEx, uma fintech especializadas em soluções para o mercado segurador.

“Certamente o volume de comercialização de seminovos e usados contribui para uma maior procura por seguro auto neste início de ano”, comenta Omar Ajame, CEO e fundador da TEx.