Revista Cobertura – Por 66visualizações 22/11/2022 as 16:56

Travar ou destravar as portas do veículo são ações simples e que vêm sendo largamente facilitadas pela indústria. Se antigamente era necessário inserir a chave na maçaneta para abrir ou fechar um carro, hoje a tecnologia oferece esses mesmos resultados por meio de toques em botões na própria chave ou, em muitos casos, o sistema keyless, no qual o carro é travado ou destravado com o afastamento ou a aproximação de quem estiver com a chave, mesmo que sequer toque nela.

Pois a mesma modernidade que facilita a vida acaba por despertar a atenção de criminosos, que já desenvolveram bloqueadores de sinal das chaves. Com esses equipamentos é possível manter um carro destrancado, mesmo que o travamento tenha sido feito por intermédio de uma chave. A partir daí o que acontece são furtos dentro desses veículos. Recentemente, a Polícia Civil de São Paulo prendeu bandidos que vinham utilizando tais aparelhos em um estacionamento.

Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense, orienta que isso não significa a total falta de proteção, pelo contrário. “Já está em circulação o equipamento eletrônico que evita esse tipo de ação. O X9 DETECTOR é uma patente da Autobunkers Defense, empresa referência no mercado nacional de blindagem automotiva. O produto é uma exclusividade da empresa no mundo”, revela.

O X9 DETECTOR é um equipamento que detecta e alerta tentativas de bloqueio ou cópia do sinal da chave do veículo, oferecendo proteção contra a ação de criminosos. Ao detectar o primeiro sinal de uma dessas tentativas, o sistema dispara um alarme imediatamente. Com a patente adquirida e produção própria, os veículos comercializados e blindados pela Autobunkers recebem o X9 DETECTOR.

O sistema começou a ser implementado em novembro. No primeiro momento, é dedicado exclusivamente aos clientes compradores de veículos e blindagens da Autobunkers. A venda ao público em geral terá início a partir de 2023.