Diário do Comércio – 15 de janeiro de 2025 • 05:14 – Crédito: Adobe Stock

Os pneus de uma frota representam em torno de 8% dos custos totais, ficando atrás apenas de combustível e manutenção, segundo informações do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp). Em algumas empresas do setor os gastos com esse item podem chegar até 20% com uma má gestão da frota.

Com esse impacto financeiro, além da segurança, a gestão eficiente dos pneus é mais que necessária. “Ela é capaz de prolongar sua durabilidade e reduzir custos, além de garantir mais segurança nas estradas”, ressalta o CEO da Gestran, Paulo Raymundi. A empresa é desenvolvedora de soluções tecnológicas voltadas para a otimização e automação dos processos de gestão de frotas.

De acordo com ele, pneus desgastados perdem aderência e tornam o veículo mais propenso à aquaplanagem, elevando o risco de acidentes. Dessa forma, tecnologias que automatizam e simplificam a gestão de frotas surgem como uma aliada estratégica.

“Tradicionalmente, a administração de frotas era feita manualmente, com pouca visibilidade e controle. Hoje, existem soluções inovadoras que realizam leituras detalhadas, avaliando a profundidade dos sulcos e níveis de calibragem, permitindo a identificação de desgastes, falhas potenciais e a necessidade de substituição”, diz Raymundi.

Dessa forma, a empresa desenvolveu uma solução, a Pneufit, que é software de gestão de pneus pode gerar uma economia de até 25% nos custos operacionais relacionados à frota, ao otimizar processos como controle de desgaste, recapagens e monitoramento da pressão dos pneus, garantindo maior durabilidade e eficiência no uso dos recursos.

A Pneufit permite, ainda, registrar o número de fogo do pneu e vinculá-lo ao veículo, criando um histórico completo: marca, modelo, dimensão, quilometragem rodada, medição de sulcos, calibragens, rodízios, inspeções e recapagens realizadas. “Isso dá às empresas o controle total sobre o ciclo de vida dos pneus, eliminando improvisos e aumentando a eficiência”, diz.

“A manutenção preventiva vai além de prolongar a vida útil dos veículos e pneus; ela minimiza paradas inesperadas, reduz custos com reparos e eleva a eficiência operacional. Além disso, contribui para a segurança no ambiente de trabalho, diminuindo riscos de acidentes e aumentando a produtividade”, observa.

Impacto

Frotas que operam com caminhões de vários eixos, como as carretas LS, enfrentam custos altíssimos com pneus. Para se ter uma ideia, cada pneu rodoviário 295 custa, em média, R$ 3 mil. Uma única carreta LS, equipada com 22 pneus, representa um investimento de R$ 66 mil apenas em pneus.

Considerando uma frota com 50 carretas LS. O custo total com pneus em operação seria de R$ 3,3 milhões. Além disso, os pneus precisam ser substituídos periodicamente devido ao desgaste natural, aumentando ainda mais os gastos.

Segundo Paulo Raymundi, com uma gestão eficiente, que inclua o monitoramento do ciclo de vida dos pneus, controle de manutenção e práticas de economia, é possível reduzir os custos em até 30% ao ano. Isso equivale a uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano para uma frota desse porte.