No momento, você está visualizando Queda de cobertura de escola, destelhamentos e árvores caídas: temporal causa estragos no Paraná

Queda de cobertura de escola, destelhamentos e árvores caídas: temporal causa estragos no Paraná

 

G1 PR e RPC – 22/09/2025 06h37  Atualizado há 52 minutos – Por Manuella MarianiMillena SartoriBruna MeloMayala Fernandes,

Temporal causa estragos em cidades do Paraná

Temporal causa estragos em cidades do Paraná

O forte temporal que atingiu o Paraná entre a noite de domingo (21) e a madrugada desta segunda-feira (22) provocou estragos em diversos municípios.

Foram registrados destelhamentos de casas, quedas de árvores e até o desabamento da cobertura de uma quadra de esportes em uma escola de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que voou com a força do vento, por exemplo.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 462 mil imóveis do estado estavam sem luz às 11h desta segunda-feira (22).

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que a queda de energia elétrica afetou o abastecimento de água em quase 50 cidades do interior do estado.

Até a publicação desta reportagem, não havia registro de feridos ou de famílias desabrigadas.

No entanto, um óbito foi registrado no domingo (21). Uma mulher que estava parada no acostamento da PR-180 entre Guairaçá e Terra Rica foi atingida por uma árvore. Ela e o marido estavam voltando de uma viagem da Argentina, cada um em uma moto, quando aconteceu o acidente. O homem estava um pouco à frente e não foi atingido.

 

Queda de cobertura de escola após temporal em Ponta Grossa — Foto: Defesa Civil de Ponta Grossa

Queda de cobertura de escola após temporal em Ponta Grossa — Foto: Defesa Civil de Ponta Grossa

Segundo a Defesa Civil, um dos locais mais atingidos foi a Escola Municipal José Pinto Rosas, no Parque Bonsucesso. A cobertura da quadra vou arrancada pelo vento, voou por cima de quase toda a escola e a unidade foi interditada.

As aulas desta segunda-feira (22) foram suspensas, afetando os 320 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Segundo a prefeitura municipal os alunos serão realocados para outras unidades nos próximos porque a escola terá que ser interditada até o fim do ano para reformas.

Árvores caíram em ruas de diversos bairros, incluindo o Centro da cidade, que ainda ficou com 54 semáforos desligandos devido à queda da energia no início da manhã desta segunda (22).

Ainda de acordo com o órgão, sete atendimentos foram realizados no domingo por conta das chuvas, principalmente de casas destelhadas. Os casos ocorreram no bairro Chapada, onde moradores do Manacás, Estrela do Norte e Bonsucesso tiveram as residências atingidas por destelhamentos.

Outros estragos

Segundo balanço da Defesa Civil divulgado às10h40 , Dois Vizinhos, no sudoeste, foi a cidade mais impactada pelo vendaval, com 1,2 mil pessoas afetadas, e cerca de 400 casas danificadas. Na sequência vem Ponta Grossa, que teve 200 pessoas afetadas pelas chuvas em 50 residências danificadas.

Em Marmeleiro e Coronel Domingos Soares, ambas no sudoeste, 80 pessoas foram impactadas pelas chuvas, com 20 casas afetadas em cada. Guarapuava, no centro-sul, teve oito residências danificadas, com 25 pessoas afetadas.

Estação de tratamento de água que abastece Curitiba e região metropolitana foi destelhada — Foto: Sanepar

Estação de tratamento de água que abastece Curitiba e região metropolitana foi destelhada — Foto: Sanepar

Em Curitiba, houve quedas de árvores e várias residências ficaram sem energia elétrica. Segundo a Copel, às 8h20 desta segunda, cerca de 60 mil imóveis estavam sem luz na capital – e, com isso, 123 semáforos estavam apagados.

Em Bandeirantes, na região norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. Segundo a Copel, as regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda.

Seis postes caíram na PR-090 durante a chuva — Foto: Rogério Pinheiro/RPC

Seis postes caíram na PR-090 durante a chuva — Foto: Rogério Pinheiro/RPC

Uma empresa próxima teve danos na estrutura de um dos silos. A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que o local está sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (22). O trânsito no trecho está seguindo normalmente, com sinalização perto do acostamento.

Silo de empresa fica danificado durante temporal, entre Ibiporã e Sertanópolis. — Foto: Rogério Pinheiro/RPC

Silo de empresa fica danificado durante temporal, entre Ibiporã e Sertanópolis. — Foto: Rogério Pinheiro/RPC

Nas regiões oeste e sudoeste, foram registradas mais de 1.300 ocorrências para atendimento da Copel na manhã desta segunda-feira. Os municípios com maior impacto sobre o fornecimento de energia são AnahyCruzeiro do IguaçuIguatuIracema do OesteLindoesteSão Jorge do OesteTerra Roxa e Tupãssi. Nas cidades de ToledoFrancisco BeltrãoCascavel e Corbélia, mais de 16 mil unidades consumidoras ficaram sem energia.

Em Foz do Iguaçu, foram registradas quedas de cerca de 10 árvores. Houve a queda de um galho no pátio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Esmeralda, e o CMEI Inácia de Menezes registrou goteiras no telhado do saguão.

Ventos fortes foram registrados desde a madrugada desta segunda-feira (22), no Paraná — Foto: Reprodução/Simepar

Ventos fortes foram registrados desde a madrugada desta segunda-feira (22), no Paraná — Foto: Reprodução/Simepar

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), além das precipitações, há registro de muitas descargas atmosféricas na manhã desta segunda-feira, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o Vale do Ivaí.

Em Ponta Grossa, o Simepar registrou ventos de 83,9 km/h. Em Ubiratã, no Centro-Oeste, a velocidade chegou a 121 km/h.

Confira na tabela abaixo os principais registros de vento, atualizados às 5h40 pelo Simepar:

  • 121 km/h em Ubiratã à 1h15;
  • 102,2 km/h em Altônia à 1h;
  • 83,9 km/h em Ponta Grossa às 4h15;
  • 77 km/h em Guaíra à 0h15;
  • 74,2 km/h em Umuarama à 1h30;
  • 73,8 km/h em Cascavel à 0h45;
  • 72,7 km/h em Laranjeiras do Sul à 0h15;
  • 71,3 km/h às 2h15 em Campo Mourão;

Mais imagens dos estragos

Veja, abaixo, mais imagens dos estragos causados pelos temporais entre o domingo (21) e esta segunda (22), no Paraná:

Queda de árvore em Curitiba — Foto: Fabiana Sá

Queda de árvore em Curitiba — Foto: Fabiana Sá