Com a presença do presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini, diretores e representantes do sindicato, o maior congresso de corretores da América Latina, o Conec 2025, organizado pelo Sincor-SP, reuniu cerca de 10 mil participantes no Distrito Anhembi, em São Paulo, de 25 a 27 de setembro.
A abertura do Conec 2025 contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que destacou iniciativas tecnológicas voltadas à segurança pública, e de autoridades da Susep, como Airton Almeida, diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos.
Mais de 200 palestrantes e debatedores compartilharam diferentes visões sobre o futuro do corretor de seguros, reunindo executivos de seguradoras, especialistas em tecnologia, economistas, comunicadores e acadêmicos. Entre os destaques, estiveram os debates sobre a autorregulação, o uso de inteligência artificial no setor e o impacto das mudanças climáticas no desenho de produtos.
Na avaliação do presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini foi uma excelente oportunidade de fortalecer o network entre seguradores e também com a força de venda do mercado, que são os corretores, além de expandir os horizontes de conhecimento. “São muitas palestras e interações que acabam ajudando a antecipar tendências permitindo que as companhias possam direcionar melhor seus esforços para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços cada vez mais conectados com os anseios do novo consumidor de seguro”.
Além do presidente, estiveram presentes no congresso o diretor executivo do Sindseg PR/MS, Ramiro Dias, a diretora administrativa, Luciana Sobreda, o conselheiro efetivo, Omar Assolari, e os conselheiros suplentes, Adilson José Dorascenzi e Elis Moes, vários membros de comissões, delegados do sindicato e diretores das empresas associadas.
Com o tema “SinergIA Digital – O Futuro Inteligente do Corretor de Seguros”, esta 20ª edição do evento teve quatro talk shows, duas grandes palestras e 29 trilhas de conteúdo, que exploraram tendências de negócios, inovação tecnológica, regulação, sustentabilidade, transformação digital e novos modelos de relacionamento com clientes. O evento registrou recorde de apoio institucional e comercial, reunindo mais de 80 marcas patrocinadoras.
A diretora administrativa do Sindseg PR/MS Luciana Sobreda achou muito acertada a escolha dos temas e fez uma reflexão sobre os impactos que esse tipo de evento pode gerar para o mercado de seguros como um todo. “O evento assumiu uma narrativa clara: a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), não é mais algo do futuro, mas já está transformando o presente da corretagem de seguros. Não há como não utilizar mais a tecnologia a favor dos negócios e dos processos”.
Sobreda acredita que uma das principais mensagens que fica do evento é de que “os corretores devem incorporar novas ferramentas — IA, marketing digital, Open Insurance e outras — mas também não podem deixar de investir nas competências humanas essenciais no atendimento de qualidade, empatia, ética e posicionamento de confiança”.
Paralela ao congresso aconteceu Exposeg 2025, feira de negócios, com intensa movimentação, reunindo dezenas de expositores e oferecendo oportunidades de networking, geração de parcerias e apresentação de soluções inovadoras. Além da Exposeg, os congressistas tiveram diversos momentos para fortalecer conexões, com almoços no Espaço Gastronômico e os jantares com shows musicais. A programação cultural animou as noites: na sexta-feira, com o samba do cantor Péricles, e no sábado, com o sertanejo raiz de Matogrosso & Mathias.
Na avaliação do diretor executivo do Sindicato, Ramiro Dias, a feira Exposeg apresentou muita inovação (produtos, atendimento, canais), iniciativas tecnológicas, espaços interativos pelas seguradoras como forma de se aproximar dos corretores. “Certamente os corretores saem desse evento mais preparados para lidar com regulação complexa, pois a pauta da nova lei do seguro também foi muito discutida, assim como novas demandas de clientes, e exigências de qualidade que acompanham o uso de IA e dados”, finalizou Dias.