Ramiro Dias, diretor executivo do Sindseg PR/MS, foi um dos agraciados com o Prêmio Destaque Condominial 2025, que em sua segunda edição, homenageou 31 trabalhadores e entidades que se destacam na gestão, manutenção e desenvolvimento de condomínios no Paraná.
Assessoria de Imprensa do Sindseg PR/MS, com informações da assessoria da Alep – Felipe Bottamedi

O “Prêmio Destaque Condominial 2025” foi entregue no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, na última quinta-feira (27), durante uma cerimônia proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) com a presença dos 31 trabalhadores e representantes de empresas homenageadas, entre os quais, o diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias.
O presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini prestigiou a cerimônia, que teve a execução do hino nacional, discurso do deputado proponente, do idealizador da premiação, o corretor de seguros Heros Holub Sandano, e de alguns dos homenageados.
O deputado explicou que os condomínios vem ganhando cada vez mais relevância na medida em que aumenta o número de pessoas que vivem dessa forma. Segundo ele, o objetivo da premiação é reconhecer o árduo trabalho dos profissionais que fazem a gestão desses condomínios, os síndicos, bem como das pessoas que atuam em áreas correlatas, como é o caso do mercado segurador.
Ao todo, 13,2% da população do Paraná reside em apartamentos, segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado pela Agência de Notícias (AEN). O número é quase o dobro do registrado no levantamento anterior, de 2010, quando representava 7,1% da população paranaense. A pesquisa mostra ainda que as cidades com maior concentração de moradores em condomínios são Curitiba (33,6%), Londrina (29,6%), Maringá (29,1%), São José dos Pinhais (23%) e Cascavel (21,4%).
O deputado destacou que existem condomínios com mais de 5 mil condôminos, maior do que muitas cidades do estado, o que aumenta ainda mais a responsabilidade dos administradores. Ele explicou que a premiação busca também aproximar esses profissionais do legislativo paranaense no processo de produção de leis, para que elas de fato reflitam os anseios do setor e possam contribuir com a segurança qualidade de vida nos condomínios.
De acordo com o Código Civil, todos os condomínios do país residenciais, comerciais ou mistos, são obrigados a contratar seguro de toda a edificação contra risco de incêndio e destruição total ou parcial até 120 dias da concessão do habite-se. A contratação desse seguro é de responsabilidade do síndico, e caso ocorra um sinistro e não houver seguro, o síndico pode ser responsabilizado legalmente podendo ser obrigado a ressarcir os prejuízos.
“Nós vimos agora um grande incêndio em Hong Kong (China) com a morte de muitas pessoas, uma coisa fora de todos os padrões. Então a gente vê a importância das seguradoras, dos seguros, dos profissionais que fazem esse trabalho”, afirmou o deputado.
O idealizador da premiação, Heros Holub Sandano, proprietário da HGN Corretora de Seguros, afirmou que a aproximação do setor condominial com o Poder Público já rendeu debates profícuos no aprimoramento das regras e fiscalização do setor, contribuiu com a implantação de programas municipais de segurança com monitoramento de câmeras, além de incentivar a instituição da semana do seguro em Curitiba, lei sancionada recentemente.
“Viver em condomínio é acima de tudo um exercício diário de democracia. É aprender a viver em harmonia, administrar recursos com responsabilidades e mediar conflitos com sabedoria. Os homenageados dessa noite, são protagonistas dessas transformações. Demostraram resiliência, capacidade de adaptação e compromisso com a inovação. Trouxeram mais segurança, transparência e sustentabilidade para os condomínios e incentivaram a profissionalização dos síndicos e dos setores condominiais”.
De acordo com Sandano, a definição dos homenageados foi feita durante o ano todo. “Realizamos vários eventos, e aqueles profissionais que mais se destacaram estão sendo homenageados. Ainda é um número pequeno”, reconheceu. “Quando vemos esse pessoal que trabalha em prol dos condomínios, vemos cuidadores e grandes prefeitos, pois as responsabilidades são enormes”, complementou Carlos André Cordeiro, presidente do Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil), que fez um discurso representando os condecorados.
O presidente do Sincor-PR Wilson Pereira também foi homenageado.




